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Para evitar aglomeração, 16ª Caminhada do Coração será realizada de forma especial

Divulgação –

 Com o objetivo de incentivar a população a combater o sedentarismo, desde 2005, o Hospital Cardiológico Costantini realiza anualmente a Caminhada do Coração. Em 2020, porém, com a pandemia e a necessidade de se evitar aglomerações, o evento terá uma edição especial. Entre os dias 21 e 28 de setembro, semana que antecede o Dia Mundial do Coração, celebrado no dia 29, o hospital convida a todos a realizar 30 minutos de caminhada por dia ou 150 minutos dentro de uma semana, respeitando os critérios de segurança e distanciamento social.

A caminhada deverá ser realizada em local de preferência do participante, seguindo as orientações das Secretarias da Saúde e Ministério da Saúde. A indicação é para que seja em um ritmo confortável para o participante e sem ficar ofegante.

Diretor do hospital, o médico cardiologista Costantino Costantini, explica que com a impossibilidade me manter o formato tradicional da caminhada, a ideia foi manter a conscientização de prevenção da doença cardiovascular.

Para aqueles que participarem, a organização criou um selo de participação da Caminhada do Coração. Ele deve ser postado nas redes sociais ao final de cada caminhada realizada. O selo e outras orientações podem ser encontrados no Facebook e no Instagram do Hospital Cardiológico Costantini.

Orientações para realização da 16ª Caminhada do Coração – edição especial:
É recomendado que você faça uma avaliação cardiológica pré-participação antes de iniciar um programa de exercícios e/ou atividade física. Ainda mais neste momento de pandemia;

Siga as orientações dos órgãos oficiais: Ministério da Saúde, Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS);

As medidas de distanciamento social devem ser respeitadas. Mantenha distanciamento mínimo de 1,5 m de outras pessoas. Lembre-se que de acordo com a Lei estadual (PR) n.20189 é obrigatório o uso de máscaras;

Caminhe em um ritmo confortável, sem ficar ofegante. Divida o tempo de caminhada ao longo da semana. O objetivo é realizar pelo menos 150 min de exercício neste período;

Mantenha os cuidados com a hidratação pré, durante e pós-exercícios. Atente para a utilização de roupas e calçados adequados. Nos dias de sol, utilize protetor solar.

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