CASA & CIA

Chama reúne dicas para diminuir gastos nas finanças de casa

Foto: AdobeStock  –   

Startup lista atitudes econômicas e dicas de como se organizar para reduzir as despesas

O início do ano é sempre uma época corrida, com organização de novas rotinas, impostos a serem pagos, compra de materiais escolares, entre outras coisas. Segundo pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com a SPC Brasil, viemos de um ano no qual 83% dos brasileiros precisaram fazer cortes de gastos.

Nesse cenário, é preciso ter jogo de cintura para dar conta de tudo, por isso o Chama, marketplace de gás de cozinha, relembra processos simples, como pedir o botijão pelo aplicativo, que auxiliam na economia de tempo (e dinheiro). São pequenas mudanças de hábitos e atitudes no dia a dia, que ajudarão a manter o dinheiro sob controle com planejamento e organização da renda. Mas como dar esse primeiro passo?

Parceiro dos consumidores, o Chama dá algumas dicas para uma rotina mais prática e econômica. Confira!

Coma mais em casa
Quando saímos para comer, ou pedirmos delivery de algum restaurante, acabamos gastando mais dinheiro do que gastaríamos ficando em casa e cozinhando. Por isso, uma boa opção é optar por comer mais em casa, guardando o delivery e a saída para momentos especiais.

Vá ao mercado sempre com uma lista 
Nada de comprar por impulso. Ter controle e clareza do que você precisa colocar no carrinho de compras é uma prática que potencializa a economia doméstica. Além disso, pesquisar e comparar preços antes de ir ao mercado deve ser um costume.

Aposte em um cardápio semanal 
Planejar e preparar marmitas ajudará a economizar não apenas nos ingredientes. Quando se cozinha a maior parte das refeições da semana em um único dia, o tempo de preparo é otimizado e ainda pode aumentar a vida útil do seu botijão.

Busque opções mais baratas de serviços e produtos
Ao ir às compras, para equilibrar as contas vale escolher marcas menos tradicionais e lembrar-se de verificar as prateleiras mais altas e mais baixas para encontrar produtos mais baratos. Na seção de frutas e verduras, opte sempre por itens de estação. Já na hora de trocar o botijão de gás de cozinha, a plataforma do Chama, que pode ser acessada pelo aplicativo do celular ou pelo site, seleciona as melhores ofertas para você achar o preço que caiba no seu bolso e ainda levar um serviço de qualidade na compra do gás on-line.

Aproveitar os alimentos ao máximo
Infelizmente, desperdício de comida é algo comum. Para evitá-lo, o que também ajuda, muito no bolso, é transformar sobras em outra receita. Um exemplo disso é reaproveitar as sobras de arroz e transformar em um bolinho de arroz ou arroz de forno. Além disso, cascas de frutas podem virar geleias ótimas, cascas de legumes podem tornar-se caldos e molhos e aquele leite talhado pode render um delicioso doce de leite. Basta usar sua criatividade!

Use panela de pressão
A panela de pressão é um grande aliado para economizar. Por isso, adotá-la no seu dia a dia pode ajudar muito na economia do gás, o que auxilia bastante a diminuir as despesas da casa.

Atenção às quantidades na hora das compras 
Um erro comum é calcular errado e acabar comprando mais comida que o necessário. Por isso, uma boa dica é ficar atento às quantidades, para evitar que os alimentos estraguem na geladeira e se gaste mais que o necessário. Sempre verifique a data de validade para garantir que não esteja muito próxima e o produto não estrague antes de ser consumido.

Deixe uma resposta