GOURMET

Como aproveitar o almoço de Páscoa sem gastar muito

Foto: Divulgação

 Chef compartilha dicas para garantir uma deliciosa e econômica refeição do Bacalhau Espiritual

A Páscoa está chegando e como de costume, o Bacalhau é o prato principal do almoço de domingo. Pensando nisso, o Chef Olivardo Saqui, da Quinta do Olivardo, traz a receita do Bacalhau Espiritual, tradicional prato português que faz sucesso em outro continente.

Feito com lascas de bacalhau, a doçura da cenoura e tudo isso atrelado a uma cremosidade sem igual, a típica receita nascida nos anos 40, causa uma explosão de sabores na boca.

“O Bacalhau Espiritual desfaz-se na boca de forma etérea e a textura aveludada configura-lhe o caráter. Isto para não falar do sabor, que nos leva aos céus. Por isso é chamado de “Bacalhau Espiritual” – afirma o chefe.

Ingredientes
400 gr de bacalhau dessalgado
½ pacote de pão de fôrma sem casca
2 cebolas
5 dentes de alho
1 cenoura ralada
1lt de leite
2 folhas de louro
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de farinha
150 gr de parmesão
Quanto Basta (QB) azeitona preta
QB tomate cereja
QB Azeite extra virgem
QB de noz moscada ralada
QB salsa
QB pimenta do reino

Modo de preparo
Coloque em uma panela, a manteiga e a farinha, deixe cozinhar e acrescente o leite aos poucos sempre mexendo (reserve 200 ml de leite para hidratar o pão), cozinhando até espessar. Tempere com sal e noz moscada e reserve o molho branco.
Coloque para aquecer os 200 ml restantes do leite e em seguida em um recipiente deixe o pão no leite para hidratar.
Em outra panela coloque azeite, alho, cebola, cenoura somente a metade, bacalhau, louro e refogue bem. Acrescente o pão, misture bem, coloque o molho branco e salsa e pimenta, sal se necessário. Monte em refratário, cubra com o restante da cenoura, parmesão, decore com tomate cereja, azeitona. Leve para o forno a 180ºC até gratinar.
Rendimento para 4 pessoas.
Mais informações: www.quintadoolivardo.com.br

Deixe uma resposta