FIQUE LIGADO

Dia das Crianças: Programação tem atividades presenciais e on-line para os pequenos

Fotos: Pixabay  –   

Brincadeiras, oficinas, teatro e feira de literatura infantil recheiam a programação da Paulista Cultural para as crianças e suas famílias

As instituições da Paulista Cultural, iniciativa pioneira que celebra o potencial artístico e turístico da avenida Paulista, oferecerão uma semana inteira de atividades gratuitas para a família em comemoração ao Dia das Crianças neste 12 de outubro. A Paulista Cultural reúne sete instituições da avenida Paulista: Casa das Rosas, Centro Cultural Fiesp, IMS Paulista, Itaú Cultural, Japan House São Paulo, MASP e Sesc Avenida Paulista.

Seguindo todos os protocolos de segurança sanitária, as atrações infantis vão desde uma oficina presencial na Casa das Rosas, que ensinará como confeccionar bonecas Abayomi sem costura, até um almanaque virtual, que será disponibilizado pela Japan House São Paulo e conta sobre o Dia das Crianças no Japão, além de trazer outras histórias, curiosidades e atividades.

Outro destaque da programação para a semana do Dia das Crianças na Paulista Cultural é a estreia do espetáculo inédito Meu Reino Por Um Cavalo, da Cia. Vagalum Tum Tum, que faz uma adaptação do clássico Ricardo III, de Shakespeare, para crianças e jovens. A peça teatral tem a estética inspirada nos grandes shows de rock. As apresentações presenciais serão no Teatro do Sesi-SP, no Centro Cultural Fiesp.

Já o MASP, além de ter entrada gratuita durante o Dia das Crianças (12/10), lança uma playlist com comentários de crianças sobre obras do acervo do  museu. Os áudios estarão disponíveis no aplicativo “MASP Áudios”, e os pais podem fazer o download do app gratuitamente em: App Store e Google Play.

O IMS Paulista preparou uma oficina on-line muito especial, que mistura vídeo, fotografia e o resultado da brincadeira é uma pequena animação analógica. Para quem está curioso para vivenciar esta experiência com as crianças, basta fazer a inscrição na atividade “Brincando com Flipbooks”, o fotógrafo Roger Sassaki é quem ministrará as oficinas.

Durante o mês de outubro, a criançada, junto com toda a família, terá disponível programações especiais do Itaú Cultural na plataforma de streaming Itaú Cultural Play, com quatro novas mostras. A partir do dia 8 serão disponibilizados a mostra Gemini 8, série de desenhos em sete episódios com as aventuras de um garoto da Terra que está em um planeta distante, uma nova edição do Cine Curtinhas, mostra de curtas-metragens infantis com curadoria do núcleo de Audiovisual e Literatura do Itaú Cultural, e uma seleção com curadoria do Espaço Itaú de Cinema na plataforma, com filmes como Menino maluquinho – o filme e Menino maluquinho 2 – a aventura, baseados na obra do cartunista Ziraldo. Já de 16 a 31 de outubro, acontece a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que celebra 20 anos de história.

Outro destaque da programação virtual do Itaú Cultural para os pequenos é o espetáculo Boquinha… E assim surgiu o mundo, que poderá ser assistido no Youtube da instituição de 12 a 24 de outubro, dentro da programação Palco Virtual. Escrita por Lázaro Ramos e interpretada pelo Coletivo Preto, a obra une teatro, circo e música para falar sobre o surgimento do mundo de acordo com diferentes culturas.

A Casa das Rosas realizará três atividades para os pequenos e seus familiares, sendo duas presenciais. Com o propósito de estimular o hábito de ler e ouvir histórias durante a primeira e a segunda infância, no dia 12 de outubro, das 11h às 17h, acontecerá presencialmente, no jardim do museu, a atividade “Ler também é brincar: Feira de literatura infantil”, realizada pela editora e livraria Giostri com a participação de diversas editoras. Os livros estarão com até 50% de desconto.

Ainda no dia 12, às 15h, haverá a exibição on-line de “Senhor Tati”, uma criação audiovisual da Cia. Artesãos do Corpo, inspirada no personagem do ator e cineasta francês Jacques Tati. A apresentação explora o personagem monsieur Hulot, que tem um modo livre de refletir sobre as coisas simples da vida. A atividade será transmitida no canal do YouTube da Casa das Rosas.

Na quarta-feira, dia 13, às 14h, também no jardim da Casa das Rosas, o Núcleo de Ação Educativa do museu aplicará a oficina presencial “Criação de Abayomi”, na qual os participantes poderão aprender a origem e a construir as bonecas negras que representam a resistência do povo africano, além de conhecer sua história. De origem Yorubá, o termo “Abayomi” dá nome às bonecas que não precisam do processo de costura.

E, disponível no YouTube e IGVT do Sesc Avenida Paulista, a educadora Elisa Gatti ensina, de um jeito fácil e divertido, canções conhecidas e algumas de suas composições originais no projeto “Como Toca”.

SERVIÇO:
Semana da Criança na Paulista Cultural
De 8.10 a 16.10.2021
Gratuito
Evento on-line e presencial
Veja a programação completa em paulistacultural.com.br

Deixe uma resposta