GOURMET

Dia do Churrasco: confira três receitas diferentes e ousadas

Fotos: Divulgação  –   

“Picanha suína ao molho de laranja”, “Linguiça de Queijo Assada com Abóbora e Sálvia” e “Pernil Suíno com frutas” são opções para inovar e celebrar a data

O churrasco está entre as primeiras opções do menu do brasileiro. É mais que uma refeição, é o momento de confraternização entre família e amigos, ouvindo uma boa música, com boas conversas e, claro, uma carne de qualidade.

Para comemorar o Dia do Churrasco, celebrado em 24 de abril, a Unium, marca institucional das indústrias das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, e de marcas como a Alegra, preparou três receitas originais e ousadas para preparar nesse momento especial. Confira:

Picanha suína ao molho de laranja
Ingredientes
1 picanha suína temperada Alegra
3 laranjas
100 ml de mel
3 ramos de alecrim

Modo de preparo
Comece cortando uma das laranjas em rodelas e esprema o suco das outras duas. Misture o suco com o mel e as folhas de alecrim. Leve a picanha ao forno preaquecido em 180ºC, em uma forma antiaderente, embalada com papel alumínio. Deixe assar por 35 minutos. Descarte o papel alumínio, regue a picanha com a mistura de suco de laranja, mel, e alecrim, e coloque as rodelas de laranja junto com a carne. Volte a forma ao forno por mais 15 ou 20 minutos, até dourar. Nesse tempo, regue a picanha com o caldo que vai caindo na assadeira. Ao tirar do forno, esperar 5 minutos antes de cortar, para que a carne absorva os líquidos e não fique seca.

 Linguiça de Queijo Assada com Abóbora e Sálvia
Ingredientes:
500 g de linguiça de queijo Alegra
1 abóbora cabotiá
50 ml de aceto balsâmico
Sálvia fresca
Azeite
Pimenta preta
Sal

Modo de preparo
Cortar a abóbora em fatias, temperar com sal, pimenta e aceto balsâmico. Dispor em uma assadeira untada com azeite. Intercalar as linguiças com as fatias de abóbora e levar ao forno preaquecido em 180ºC por 35 minutos. Tirar do forno, cortar as linguiças e colocar novamente na forma, polvilhar as folhas de sálvia e retornar ao forno por mais 5 minutos. Servir em seguida.

Pernil Suíno com frutas
Ingredientes:
1 peça inteira de pernil suíno temperado Alegra
100 g de abacaxi cortado em cubos
1 manga cortada em cubos médios
½ limão galego/cravo
1 goiaba
1 fruta do conde
1 caqui
1 banana maçã

Modo de preparo:
Comece pela carne: acenda a churrasqueira e, quando formar brasa, disponha a carne com a gordura virada para cima, deixando grelhar por 20 minutos. Depois, vire e deixe grelhar por mais vinte minutos. Envolva a peça em papel alumínio e deixe na grelha por outros 20 minutos. Corte o abacaxi e a manga em filés de aproximadamente um dedo de espessura e coloque na churrasqueira. Depois de assados, corte em cubos médios. Corte as outras frutas ao meio e coloque na churrasqueira para grelhar. Após este processo, corte-as ao meio novamente e sirva junto com a peça inteira de pernil. Deixe a carne descansar por 5 minutos antes de fatiar, assim você terá um produto ainda mais macio e suculento. Sirva o pernil suíno com as frutas ao lado.

Deixe uma resposta