GOURMET

Dia Nacional do Chef de Cozinha: pandemia transforma rotina dos brasileiros na cozinha

Fotos: Divulgação  –   

Hábito de preparar refeições cresce durante isolamento social e deve ser mantido após o fim do cenário

Comemorado no dia 13 de maio, o Dia Nacional do Chef de Cozinha, é uma importante data para a reflexão de como a pandemia influenciou totalmente o cotidiano dos brasileiros.

Com a necessidade do isolamento social, todos precisaram inovar na forma de compartilhar momentos, e com isso surgiram novos hábitos. Dentre eles, muita gente passou a cozinhar em casa, seja por hobby, por necessidade, para sair do delivery ou até como uma forma de terapia para lidar com o cenário.

Segundo pesquisa realizada pela Fispal Food Service, em parceria com a FGV Jr, 61% dos brasileiros passaram a fazer suas próprias refeições e 50% pretendem manter o hábito após o fim da pandemia.

Para ajudar a inovar no cardápio, a Unium, marca institucional das indústrias das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, separou receitas especiais e práticas para preparar em casa e inovar no almoço, lanche, jantar e sobremesa. Confira:

Bisteca Acebolada
Ingredientes
4 bistecas in natura Alegra
2 cebolas
50 g de manteiga
2 dentes de alho
1/2 limão
Pimenta preta
Sal

Modo de preparo
Tempere as bistecas com sal, pimenta, alho picado e suco de limão. Reserve por 15 minutos. Corte as cebolas em rodelas de meio centímetro. Aqueça uma frigideira de fundo grosso, de preferência de ferro. Derreta metade da manteiga e coloque as bistecas, lado a lado. Deixe dourar bem os dois lados e reserve. Na mesma frigideira, coloque o restante da manteiga e as cebolas, refogue até que estejam bem douradas, volte as bistecas para aquecer e sirva em seguida.

Carne de Onça Suína
Ingredientes:
180 g de mignon suíno Alegra moído
25 ml de rum
60 g cebola
25 g cebolete ou cebolinha verde
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Azeite de oliva extravirgem
Mostarda preta a gosto
1 fatia grande de broa preta úmida

Modo de preparo
Coloque a carne moída em um recipiente, adicione o sal, a pimenta do reino, o rum e um fio de azeite de oliva. Misture cuidadosamente todos os ingredientes na carne, mexa bem e deixe repousar. Corte a cebola em brunoise (bem picadinha) e a cebolete ou cebolinha verde bem fina (o mais fininho possível). Num prato, coloque a fatia de broa úmida, espalhe a carne já temperada em cima dela e acrescente, primeiramente, a cebola cortada e depois a cebolete. Regue com azeite de oliva a gosto. Sirva com mostarda escura.

Bruschetta Cremosa
Ingredientes:
1 filão de pão italiano fatiado
400 g de salame hamburguês Alegra
200 g de queijo gouda
250 g de requeijão
Salsa a gosto

Modo de preparo:
Corte o salame hamburguês em cubos pequenos. Rale o queijo gouda e misture com o requeijão. Cubra as fatias de pão com uma camada generosa. Coloque o salame sobre o creme e leve ao forno preaquecido em 180ºC por 10 a 15 minutos – até que o queijo esteja derretido. Ao servir, polvilhe salsa fresca picada.

Torta de Maçã
Massa:
2 ½ xícaras de farinha de trigo tradicional Herança Holandesa
225 g de manteiga
1 colher (sopa) de açúcar
1 pitada de sal
2 colheres (sopa) de vinagre de maçã
Água gelada (cerca de 4 a 6 colheres de sopa)
1 gema, para pincelar

Recheio:
1,5 kg de maçã
1 xícara de açúcar
Suco de 1 limão
50 g de manteiga
1 colher (chá) de canela em pó
1 pitada de noz moscada

Modo de preparo:
Recheio: descascar as maçãs e cortar em fatias, misturar ao suco de limão e ao açúcar. Derreter a manteiga em uma panela grande, juntar as maçãs e cozinhar em fogo baixo por 3 a 5 minutos. Juntar as especiarias e reservar até esfriar.

Massa: misturar os ingredientes secos. Cortar a manteiga em cubos e misturar aos secos com as pontas dos dedos, até obter uma farofa. Aos poucos, juntar o vinagre de maçã e a água, até obter uma massa lisa e uniforme. Deixe gelar por 30 minutos. Dividir em duas partes e abrir com o rolo de massa, entre duas folhas plásticas.

Usar uma das massas para forrar uma forma baixa. Colocar o recheio e cobrir com a massa restante. Abrir fendas na superfície da massa para sair o vapor de fervura do recheio. Pincelar a gema batida com 1 colher (sopa) de água. Assar em forno preaquecido em 180ºC por 20 a 30 minutos – até que a massa esteja bem dourada.Servir quente.

Rendimento: 1 torta
Tempo de preparo: 80 minutos

Deixe uma resposta