SAÚDE E BEM ESTAR

Dica de alimentos que aumentam ou diminuem a sensação de fome

Foto: Divulgação –

Para quem quer manter o peso, se alimentar bem, sem precisar “beliscar” entre as refeições, é o ideal. Para fugir daqueles alimentos que dão mais fome, a nutricionista Cintya Bassi, do São Cristóvão Saúde, explica quais alimentos têm a digestão mais demorada e, por isso, saciam a fome por mais tempo e quais alimentos podem aumentar o apetite.

Por serem ricos em fibras, que exigem maior tempo de mastigação, e permanecerem por mais tempo no aparelho digestivo, alguns alimentos dão uma sensação maior de saciedade, como a banana, o abacate, o feijão e a aveia. “Outros tipos de alimentos que saciam são aqueles fonte de triptofano, que é um aminoácido relacionado a produção de serotonina, hormônio relacionado a sensação de prazer e saciedade que ajuda a diminuir a compulsão alimentar. Nessa lista podemos encaixar o brócolis, grão de bico, espinafre, arroz integral, frutas desidratadas. Os alimentos ricos em proteínas exigem mais energia do organismo para realizar a digestão e por isso também mantém a saciedade por mais tempo, é o caso das carnes magras, leites e derivados e ovos. Por fim, alimentos com baixo índice glicêmico também auxiliam a manter por mais tempo a saciedade, pois liberam o açúcar no sangue de forma lenta, prolongando a oferta de energia. É o caso da batata doce, cereais integrais e leguminosas.”, explica a nutricionista.

Em contrapartida, há alguns alimentos que tem efeito contrário e podem estimular o apetite, ao invés de saciar. É o caso daqueles que possuem carboidratos simples como doces, bolos, pães e biscoitos. Isso porque eles enviam açúcar de forma rápida para o sangue, que logo é absorvido, fazendo com que a sensação de falta de energia retorne e o organismo envie o recado de que precisa de mais alimento. “Também entram nessa lista os alimentos ricos em gordura saturada e sódio, que bloqueiam os mecanismos fisiológicos que dão a sensação de saciedade, como por exemplo embutidos e frituras.”, explicou a Cintya Bassi.

A nutricionista montou dois exemplos de cardápio, um com opções de alimentos que dão saciedade e outro que abre o apetite. Confira abaixo:

Cardápio para saciar a fome:
Café da manhã:
Leite semidesnatado batido com banana e maçã.
Pão integral com geleia sem açúcar
1 pedaço fino de abacate

Lanche da Manhã:
2 fatias de abacaxi ou 1/2 xícara de frutas desidratadas sem açúcar

Almoço:
Salada de folhas verdes, com cebola, tomate cereja e ovos de codorna
Peixe ao forno com molho de limão
Arroz integral
Lentilha
Brócolis ao forno

Lanche da Tarde:
Iogurte grego com 1 colher de chá de aveia

Jantar:
Salada de palmito, rúcula e manjericão
Filé de frango grelhado com molho de laranja
Batata doce assada com alecrim
Espinafre refogado
Arroz integral
Feijão

Cardápio que deve ser evitado, por abrir o apetite:
Café da manhã:
Leite batido com chocolate.
Pão francês com margarina
Cereais açucarado

Lanche da Manhã:
1 pedaço de bolo

Almoço:
Salada de Alface
Macarrão ao sugo
Frango frito
Polenta
Refrigerante

Lanche da Tarde:
Bolacha recheada

Jantar:
Salada de tomate
Hamburguer industrializado grelhado
Batata frita
Arroz
Feijão
Suco de caixinha

Deixe uma resposta