EDUCAÇÃO

Educadores lançam plataforma gratuita para apoiar Educação STEAM

Foto: Kaio Barreto | Divulgação  –  

A proposta é tornar o ensino da cultura maker mais acessível, com aprendizado divertido e fácil de assimilar

 Uma iniciativa reunindo profissionais de várias áreas da criação e educação lançou no dia 10/09, uma plataforma com conteúdos gratuitos para educadores e pais aprenderem técnicas da “cultura maker” para aplicação em salas de aula e também em casa.

O Alquimétricos LAB reúne, on-line e de forma gratuita, dezenas de materiais em vídeos, ilustrações, PDFs e apostilas, com instruções e tutoriais para aplicação em projetos pedagógicos.

Brincando com construção e fabricação, a criança ou o jovem trabalha a inteligência em múltiplos aspectos através da Educação STEAM — um modelo que reúne integração de conhecimentos de Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

Os conteúdos são pensados para ajudar na construção de habilidades-chave pro desenvolvimento, com uma perspectiva prática e ao mesmo tempo alinhada às exigências educativas formais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Cultura maker
Os projetos são realizados com oficinas onde o adulto media a criação de soluções para um desafio inicial — que, neste caso, é a construção de formas geométricas pelos participantes. A forma de ensinar com a “mão na massa” é acessível e o sucesso é comprovado: estudos da Universidade de Stanford (EUA) mostraram que alunos e alunas que praticavam a cultura maker tiveram desempenho escolar 30% maior que colegas que utilizavam métodos tradicionais de ensino.

Acesso gratuito e licença Creative Commons
Um dos principais objetivos da plataforma é trazer para o ambiente digital o que os seus educadores já faziam nas oficinas: levar recursos educacionais de qualidade, com código livre e alto impacto experiencial para comunidades de baixa renda, especialmente na América Latina.

A plataforma Alquimétricos LAB já está funcionando. Para acessá-la e conhecer os projetos livres para download, adaptação e divulgação é só entrar no site www.lab.alquimetricos.cc.

Deixe uma resposta