CULTURA E LAZER

Espetáculo gratuito “Com os Bolsos Cheios de Pão” chega ao Teatro Alfredo Mesquita

Foto: Keiny Andrade  –  

De 19 de março a 3 de abril, sábados às 21h e domingos às 19h, o Teatro Alfredo Mesquita (Avenida Santos Dumont, 1770 – Santana) recebe o espetáculo “Com os Bolsos Cheios de Pão”.

Com direção de Vinicius Torres Machado, Edgar Castro e Donizeti Mazonas no elenco, o espetáculo tem texto do romeno Matei Visniec, escrito no início dos anos 1980, quando o país ainda vivia sob o governo autoritário e trata-se da história de dois homens – o Homem de Bengala e o Homem de Chapéu – diante de um poço, onde um cachorro foi jogado por desconhecidos. Eles argumentam, pensam, discordam, mas não tomam nenhuma atitude efetiva.

A peça nasceu de uma história real. No começo dos anos 1980, o autor era professor de história em uma pequena vila rural, a 25 quilômetros de Bucareste. Para ir à escola, costumava pegar ônibus, metrô e trem. Nos últimos cinco quilômetros, ainda fazia o percurso de bicicleta.

Um dia, passando pelo poço abandonado da vila, ficou chocado ao descobrir um cachorro vivo. Ele latiu pedindo ajuda, mas, com pressa, só teve tempo de ver que era branco. “Continuei no caminho para a escola, mas senti uma culpa terrível o dia inteiro”, escreveu o autor. À noite, soube que o cachorro havia sido salvo. “De repente, tive a revelação do escopo metafórico dessa peça: esse cachorro, era eu, esse cachorro, era todo o povo romeno trancado na ditadura a pedir inutilmente ajuda.” A peça foi escrita de uma só vez, a partir desse episódio e esse sentimento.

Indicado para maiores de 14 anos, a peça é gratuita e os ingressos devem ser retirados 1 hora antes do início de cada espetáculo, na bilheteria do Teatro Alfredo Mesquita.

Deixe uma resposta