FIQUE LIGADO

Fábricas de Cultura abrem inscrições para cursos gratuitos

Foto: André Hoff  –   

São diversos ateliês e trilhas com as mais variadas linguagens artísticas para crianças, adolescentes e adultos
As Fábricas de Cultura estão com inscrições abertas para as turmas dos Ateliês e Trilhas do 1º semestre de 2022. No total, são 290 cursos distribuídos nas unidades da Zona Norte (Brasilândia, Jaçanã e Vila Nova Cachoeirinha), Sul (Capão Redondo e Jardim São Luís), e Diadema.

Estão sendo ofertadas 6.500 vagas para os ateliês de formação artística e trilhas de formação cultural (curta e longa duração) que trabalham com as mais variadas linguagens, como dança, circo, música, escrita, economia criativa, artes visuais, capoeira, teatro, foto e vídeo. Os cursos semestrais são gratuitos e abertos para todos os públicos. As atividades começam a partir de 15 de fevereiro. Confira alguns destaques:

Interessados na área musical encontram espaço no ateliê de “Formação de Coral”, realizado presencialmente na Fábrica de Cultura Brasilândia, que pretende desenvolver a musicalidade em grupo, com técnicas do canto e arranjos corais. Os encontros ocorrem às terças e quintas, das 09h às 11h45.
A unidade também oferecerá a trilha online “As culturas pretas e indígenas e suas histórias tradicionais”, que propõe o diálogo e o estudo de obras para conhecer a cultura de alguns povos africanos e indígenas. As atividades serão sempre às terças-feiras, das 18h às 21h.

Com o ateliê de “Musicalização: Explorando os sons”, a Fábrica de Cultura Jaçanã permitirá que os aprendizes explorem instrumentos de sopro, cordas, percussão e teclas para que descubram as sonoridades desses objetos. Atividades às quartas e sextas, das 14h às 16h45.
Começando no dia 10 de março, a trilha de “Marketing Digital e Design” funciona como um treinamento prático, de nível iniciante ao intermediário, para pessoas e pequenas empresas que buscam divulgar seus produtos, serviços ou marca pessoal através das ferramentas digitais, em especial em uma das redes sociais mais importantes da atualidade, o Instagram. Encontros às quintas-feiras, das 19h às 21h.

O ateliê de “Artes Visuais: Desenho, Pintura, Gravura, Escultura e Stencil” visa proporcionar aos aprendizes o desenvolvimento de projetos pessoais e coletivos, valorizando a expressão, criatividade e identidade, além de estabelecer uma relação com as manifestações culturais da região da Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha. Os encontros ocorrem às quartas e sextas, com uma turma pela manhã e outra à tarde, sendo ambas presenciais.
Na trilha “Performance Arte: Corpo Performático”, realizada presencialmente na unidade da Vila Nova Cachoeirinha, o objetivo é criar reflexões e performances a partir da história da arte e do desenvolvimento do corpo nas artes modernas e contemporâneas. Encontros aos sábados, das 14h às 17h.

Também estão abertas as inscrições para o Projeto Espetáculo, ação artístico-pedagógica de produção coletiva que reúne jovens a partir dos 12 anos para participar de um processo artístico, que engloba pesquisa, construção e apresentação de um espetáculo, podendo ser musical, teatral, audiovisual ou de dança. Ao contrário das Trilhas e Ateliês tradicionais, o Projeto Espetáculo é anual, durando de 8 a 11 meses. No final do ano, os aprendizes apresentam um produto, podendo ser uma peça audiovisual ou teatral e/ou instalações artísticas.

Os materiais necessários para as atividades presenciais serão oferecidos para o uso na Fábrica gratuitamente (canetas, tintas, instrumentos musicais, máquinas fotográficas). Para atividades online, as equipes das Fábricas buscam adaptar conteúdos e propor atividades com materiais disponíveis em casa. Nas formações oferecidas em caráter virtual, a escolha da plataforma utilizada é realizada em comum acordo entre os participantes e educadores.

Os interessados precisam informar a seguinte documentação para realizar a inscrição: RG ou documento com foto do responsável no caso de menores de idade; RG ou certidão de nascimento do aprendiz; e comprovante de residência atual. É possível se inscrever em mais de uma trilha ou ateliê, se houver vagas e os horários não coincidirem entre os cursos ou, no caso de crianças e jovens em idade escolar, com os da escola.

É possível se inscrever por meio do site das Fábricas de Cultura ou diretamente na unidade de interesse. Para conferir o endereço, telefone, dias e horários de funcionamento acesse o site do programa. As inscrições ficam disponíveis até 45 dias após o início das aulas, desde que haja disponibilidade de vagas no curso pretendido. Confira a grade completa no site das Fábricas de Cultura.

SERVIÇO:
Fábrica de Cultura Brasilândia
Avenida General Penha Brasil, 2508 | Telefone: (11) 3859-2300

Fábrica de Cultura Jaçanã
Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 | Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360 | Telefone: (11) 2249-8010

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha
Rua Franklin do Amaral, 1575 | Telefone: (11) 2233-9270

Funcionamento das unidades: Terça a sexta, 9h às 19h. Finais de semana e feriados, das 12h às 17h.
Inscrições para os Ateliês e Trilhas: Terça a sexta, 10h às 17h; finais de semana e feriados, das 12h às 17h.

Deixe uma resposta