CULTURA E LAZER

Fábricas de Cultura promovem atividades culturais on-line

Theatro Municipal de São Paulo apresenta Novos Modernistas PROTAGÔNISTAS, O Movimento Negro no Picadeiro, com direção de Ricardo Rodrigues, nesta quarta-feira, 8.

Aerial Straps Emoções – Foto: Helder Vilela

As Fábricas de Cultura oferecem atividades virtuais e gratuitas por meio das redes sociais.

O lançamento do livro “HÍDRICA – palavra em estado de mergulho” será apresentado em uma versão on-line. Por meio de uma performance poética, a autora Pam Araujo demonstrará através de sonorização e projeção, poemas que expressam sobre “ser mulher e carregar em si todas as águas que alagam o mundo”. O lançamento acontecerá no dia 16 de fevereiro, terça-feira, às 19h pelo IGTV das Fábricas de Cultura.

Dois artistas circenses precisam criar um número e utilizam as redes sociais para pesquisar movimentos e se comunicar com outros artistas neste processo. A Trupe Baião de 2 apresentará no dia 17 de fevereiro, quarta-feira, às 17h, o espetáculo “Pernaltas” através da página do Facebook.

A atividade “Por que é importante falarmos sobre criar novas histórias e narrativas” busca refletir sobre a importância de criar novas histórias e narrativas para crianças negras, utilizando o livro “Amoras”, do Emicida, que é uma potente ferramenta para a construção de uma identidade negra com o intuito de nos reconhecermos e nos orgulhamos de quem somos. A atividade acontecerá no dia 18 de fevereiro, quinta-feira, às 15h, pelo YouTube .

A performance “Aerial Straps Emoções”, apresentada pelo artista Helder Vilela demonstra técnicas circenses de força e flexibilidade, onde ele usa seu corpo para fazer movimentos estáticos e dinâmicos com fluidez e serenidade, de modo a passar a sensação de confiança e controle para quem assiste. No dia 18 de fevereiro, quinta-feira às 20h, a performance será exibida no IGTV .

A equipe da biblioteca do Capão Redondo te levará para conhecer cultura sound system, que saiu da Jamaica trazendo muito conteúdo para os guetos de São Paulo. Nessa atividade, Keidson Oliveira apresentará no dia 19 de fevereiro, sexta-feira às 11h, a história e a propagação do “Sound System pelo mundo”. A atividade acontecerá pelo YouTube .

O cordelista Pedro Monteiro e os poetas Costa Senna e Moreira de Acopiara declamarão cordéis no festivalLiteratura de cordel, tradição e contemporaneidade”. A transmissão pretende também abordar a importância na formação da cultura brasileira, sua presença na música, no teatro, no cinema e na televisão, os precursores, os principais temas e o importante momento pelo qual o cordel está passando. A atividade será transmitida pelo Facebook no dia 21 de fevereiro, domingo, às 17h.

A Onda Hallyu, ou Onda Coreana em português, é uma expressão usada para se referir a popularização da cultura sul-coreana no mundo. “A Magia dos Doramas Coreanos” focará em um dos pontos mais populares da cultura sul-coreana: os k-dramas, ou doramas, como são chamadas as séries produzidas na Coreia do Sul. A atividade trará exemplos de doramas que foram (e são) fenômenos mundiais. A transmissão será pelo YouTube no dia 22 de fevereiro, segunda-feira, às 11h.

O filme “Vaguei os livros, me sujei com a m… toda aborda a ausência estratégica de personagens e autores negros no conteúdo ensinado nas escolas, que podem carimbar o desgosto pela leitura. O filme toca também na história das páginas negras do Brasil e do planeta, nos conhecimentos e paisagens acesas da história da África e de sua literatura, no Hip Hop como tição emparceirado dos livros pretos e na literatura das ladeiras de hoje, das quebradas e rodas paulistanas, literatura de escadão. A exibição acontecerá no dia 25 de fevereiro, quinta-feira, às 20h pelo YouTube .

Na oficina “Pintura e Identidade”, o artista plástico Michael Silva abordará o imaginário, construindo o perfil em que, através da pintura e das percepções dos traços identitários de cada um, ele apresentará uma criação artística a respeito do que somos ou imaginamos ser. Para participar, basta acompanhar o Facebook das Fábricas de Cultura no dia 26 de fevereiro, sexta-feira, às 16h.

As matrículas para os Ateliês de criação e Trilhas de produção estão abertas até a primeira quinzena de março, em diversas linguagens, entre elas, circo, música, teatro, dança, literatura, artes visuais e multimeios. Inscreva-se aqui: https://bit.ly/2Mjzsfx.

Deixe uma resposta