CULTURA E LAZER

Instalação tecnológica permite interatividade com diferentes ambientes e contextos

Foto: Renato Mangolin  –   

Experiência lúdica e repleta de efeitos especiais segue em cartaz no Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS) até 20/06

 Lúdica e interativa, a instalação im.fusion segue em cartaz no Museu da Imagem e do Som de São Paulo, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, para propor uma reflexão sobre a forma como interagimos com o micro e o macro, em diferentes ambientes e contextos. As visitas respeitam os protocolos das autoridades sanitárias no combate à pandemia e podem ser feitas de terça-feira a domingos, das 11h às 16h30. Os ingressos devem ser adquiridos antecipadamente.

Tudo acontece em uma sala escura, com 5,7 metros de largura, 4 metros de altura, e 10,4 metros de profundidade. Do micro ao macro, três cenários são explorados. A experiência começa pelo “contato” com moléculas, depois segue para a diversidade de um ecossistema e, por fim, explora a imensidão do universo.

Em 12 minutos, os visitantes estão imersos em formas coloridas, interagindo por meio de sensores com projeções plenas de efeitos especiais – gráficos e sonoros. “As câmeras e os sensores instalados nestes três cenários captam a movimentação das pessoas que passam a interferir randomicamente nas exibições. É como uma metáfora da interação do Homem com a natureza”, explica Felipe Reif, um dos idealizadores da experiência, criada em colaboração com mais dez pessoas entre Brasil, Chile e Estados Unidos.

Sem contato
Desde o princípio, im.fusion previa a interação do público sem necessidade de contato físico, utilizando sensores que identificam os movimentos dos visitantes. Com a pandemia, novas medidas foram adotadas como a cortina de tecido, com distanciamento seguro, tratamento antibacteriano, e equipamentos de filtragem do ar. Confira aqui o vídeo com imagens da experiência.

im.fusion é apresentada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura e a Youse Caixa Seguradora, incentivado pela Secretaria Municipal de Cultural por meio do Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais – PROMAC
A instalação criada pela Deeplab Project e produzida pela Dellarte Soluções Culturais em parceria com a BM Produções, conta com o apoio da On Projeções.

SERVIÇO
Data: Até 20/06/2021
Horário: Terça a domingo, das 11h às  17h (última entrada às 16h30).
Ingressos: R$10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada), gratuito às terças e para crianças até 5 anos
Compra e reserva: exclusivamente online.
Informações em www.mis-sp.org.
Local: Museu da Imagem e do Som (MIS) – Avenida Europa, 158, Jd. Europa, SP

Deixe uma resposta