EDUCAÇÃO

Instituto PROA inicia processo seletivo para curso gratuito de capacitação profissional em programação

Foto: Divulgação  –  

Serão 150 vagas disponíveis para jovens interessados em investir na área de programação, uma das mais promissoras, a turma terá início em março de 2021

O Instituto PROA, uma ONG que acredita e tem o compromisso de criar oportunidades reais de desenvolvimento e empregabilidade para jovens de baixa renda, inicia mais um processo seletivo para o curso de capacitação profissional gratuita em São Paulo. Para essa edição serão disponibilizadas 150 vagas, o candidato deve ter entre 17 a 20 anos, estar cursando ou já ter concluído o 3º ano do Ensino Médio na rede pública de ensino. As inscrições irão até o dia 11 de dezembro. Já são mais de 5.700 jovens formados, e 8 a cada 10 alunos dos formados em 2019 está empregado em grandes empresas.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 11,9 milhões de pessoas estão em busca de oportunidades profissionais no Brasil. A Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) revela que a área de TI deve ter até o ano de 2024 cerca de 290 mil vagas em aberto, mas que o setor tem um grande desafio com relação a falta de mão-de-obra qualificada.

O curso tem previsão para início em março de 2021 de forma presencial, mas toda estrutura está preparada e adaptada caso seja necessário a continuidade das aulas on-line. É realizado no contraturno escolar, tem duração de seis meses e pode ser realizado no período da manhã, das 9h às 13h, ou tarde, das 14h às 18h, na unidade do Senac Lapa Tito (Rua Tito, 54 – Vila Romana).

Os módulos do curso estão divididos em: núcleo técnico em desenvolvimento full stack (248 horas); núcleo comportamental, projeto de vida e comunicação (118 horas) e núcleo cultural e vivências (74 horas). Ao final do curso os formados no projeto serão encaminhados para entrevistas em empresas parceiras do projeto e serão acompanhados pelos Instituto PROA por três anos.

A intenção do Instituto PROA é que os jovens saiam da capacitação já preparados para entrar no mercado de trabalho. Há 13 anos, o Instituto PROA vem capacitando jovens que sonham em transformar suas vidas por meio da educação e do trabalho. Durante a trajetória no curso, o projeto estimula o desenvolvimento de habilidades que ainda não foram desenvolvidas ou que precisam ser aprimoradas, sempre respeitando a individualidade de cada aluno.

As inscrições estão abertas no site: https://www.proa.org.br/p/aluno-proa.

Deixe uma resposta