FIQUE LIGADO

JHSP apresenta atividades gratuitas que aprofundam as exposições em cartaz

Oficina de Sombras Coloridas – Foto: Divulgação

As atividades gratuitas, presenciais e online expandem os diálogos para as obras e artistas que compõem as mostras em cartaz, além de discutir importantes peças da literatura japonesa

No mês de agosto, a Japan House São Paulo – JHSP contará com uma programação gratuita tanto online quanto presencial, em sua sede na Avenida Paulista, 52. As atividades buscam aprofundar os assuntos de suas exposições em cartaz (Kumihimo – a arte do trançado japonês com seda, por Domyo e O que não se vê – Rhizomatiks) e também das obras literárias Flores de verão, de Tamiki Hara, e Steins;Gate, da mangaká Yomi Sarachi. Durante as visitas mediadas, a equipe do educativo da JHSP promove diálogos e trocas de experiências sobre as exposições em cartaz.

Nos dias 5, 10, 12, 17, 24 e 26 de agosto, sempre às 15h, a atividade será temática sobre a exposição Kumihimo e a história, confecção e evolução dos cordões de seda tradicionais ao longo dos séculos. A Oficina de Kumihimo, nos dias 7 e 13 de agosto, às 14h, também integra a programação, com um workshop em que o público poderá aprender técnicas do Kumihimo, utilizando materiais fornecidos pela Domyo. A oficina conversa diretamente com a exposição homônima e convida os participantes a exercitarem a observação a conhecerem ainda mais da arte da seda trançada.
Exposicão Kumihimo – Foto: Wagner Romano

Já as visitas pela mostra do coletivo japonês Rhizomatiks ocorrem nos dias 10, 17 e 24 de agosto, às 11h30, e no dia 31 de agosto, às 11h30 e às 15h. A mostra inédita e interativa apresenta três grandes trabalhos do grupo considerado um dos principais no Japão, com projetos que mesclam tecnologia e expressão humana por meio da arte, possibilitando os visitantes vivenciarem diferentes experiências de interação, imersão e contemplação em três diferentes instalações. Para aproximar ainda mais os visitantes dos trabalhos apresentados, o encontro online Conhecendo Rhizomatiks, no dia 26 de agosto, às 17h, abordará mais detalhes sobre as obras, além de outros projetos e colaborações do grupo que marcaram a trajetória do Rhizomatiks desde a sua criação.

Ainda com base nos trabalhos apresentados pelo Rhizomatiks, a Oficina de Sombras Coloridas vai explorar elementos da física que não podem ser vistos a olho nu, mas que se tornam visíveis graças à ciência. A oficina será realizada em parceria com o Professor Mikiya Muramatsu do Instituto de Física da USP e sua equipe nos dias 21 e 28 de agosto em quatro horários: às 10h30, 11h30, 14h e 15h.

Seguindo para o âmbito literário, sempre presente nas atividades programadas pela Japan House São Paulo, no dia 25 de agosto, às 19h, acontece o Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um. Esse mês, o encontro online abordará a obra Flores de verão, de Tamiki Hara, lançamento da editora Tinta-da-China Brasil que chega ao Brasil no dia 6 de agosto, data que marca os 77 anos do lançamento da bomba de Hiroshima, tema central do relato pessoal e intenso do autor. Hara, ele próprio sobrevivente à explosão, é considerado por seus pares o melhor a retratar a experiência da bomba atômica. O evento, transmitido gratuitamente pelo Zoom, será mediado pela diretora cultural da JHSP, Natasha Barzaghi Geenen, e pelo editor da revista Quatro Cinco Um, Paulo Werneck. Para participar é preciso fazer inscrição prévia pelo site da JHSP e aguardar as instruções por e-mail.
Exposição Rhizomatiks – Foto: Marina Melchers

Para fechar a programação do mês, no dia 27 de agosto, a partir das 17h, o Ciclo de Mangá discute a obra Steins;Gate, de Yomi Sarachi, adaptação de um famoso jogo narrativo japonês. A história recheada de comédia, mistério, viagens no tempo e conspirações secretas segue o cientista Rintaro Okabe, que descobre um micro-ondas capaz de enviar mensagens para o passado e alterar o futuro. Okabe se reúne com amigos para descobrir mais detalhes sobre essa máquina do tempo até que passam a ser perseguidos por uma organização e precisam fugir dos futuros que criaram. A participação no evento online será via link divulgado na semana do evento no site da JHSP.

Mais informações através do site: https://www.japanhousesp.com.br   ou das redes sociais: @japanhousesp.

Deixe uma resposta