CULTURA E LAZER

João Carlos Martins e Bachiana Filarmônica SESI-SP apresentam Clássicos do Rock

Foto: Divulgação  –   

Teatro Santander recebe, em sessão única, concerto que mescla sucessos do rock e sinfonia de Beethoven

A tão singular obra de Beethoven se entrelaça, no dia 25 de maio, aos grandes sucessos do rock, com o concerto Clássicos do Rock, realizado pelo maestro João Carlos Martins e a Bachiana Filarmônica SESI – SP. Dividem o palco com os músicos o tenor Jean William e a soprano Karen Stephanie como solistas convidados. A apresentação acontece no Teatro Santander, em São Paulo (SP), às 20h.

Para conceber este concerto, o maestro João Carlos Martins buscou inspiração na história de um dos mais importantes representantes da música clássica: o alemão Ludwig Van Beethoven. Compositor de mais de 100 obras, incluindo 9 sinfonias, 32 sonatas, 5 concertos para piano, entre muitas outras, Beethoven tinha uma essência única. Retratado com os cabelos revoltos e, por vezes, com figurinos que fugiam aos padrões da época, ele trilhou o próprio caminho no cenário musical, mesmo depois de sofrer com a deficiência auditiva.

Considerando sua atitude autêntica perante à vida e o seu legado na música, Beethoven é, para o maestro João Carlos Martins, um dos compositores clássicos ‘mais rock’n’roll’ que já se viu. Justamente por isso, foi escolhido para abrir o concerto Clássicos do Rock, com a Sinfonia n.º 5, que será executada em seu primeiro movimento, Allegro con brio. Essa peça musical, também conhecida como Sinfonia do Destino, é uma das composições mais populares dentro da história da música europeia, sendo uma das mais tocadas até hoje. Mas essa viagem musical não acaba por aí.

Logo após Allegro con brio, a atmosfera começa a se transformar e, a partir da inserção de arranjos sinfônicos, é anunciada a chegada de canções marcantes do rock nacional e internacional. A primeira delas, chamada Bridge over troubled water, é um dos maiores sucessos da dupla de folk rock Simon & Garfunkel. Contudo, a composição será arranjada de forma similar à versão de Elvis Presley, que costumava interpretá-la em seus shows.

Em seguida, os grandes nomes do rock nacional vêm à tona. A rainha brasileira do gênero, Rita Lee, é homenageada com a música Lança Perfume. Depois, vem Codinome Beija-flor, composição eternizada na voz de Cazuza e que, inclusive, dá a deixa para a entrada de Maluco Beleza, canção de Raul Seixas.

Entoada por uma vasta geração de fãs, a música Tempo Perdido, da banda Legião Urbana também fará parte do repertório desta noite tão especial, assim como a versão dos Titãs para É Preciso Saber Viver, Malandragem da cantora Cássia Eller, Meu Erro dos Paralamas do Sucesso, Pro Dia Nascer Feliz de Cazuza e sua banda Barão Vermelho, Tempos Modernos de Lulu Santos e Partida de Futebol do grupo mineiro Skank. Para finalizar, a sonoridade única da banda inglesa Queen enche o teatro, com as majestosas canções Love of my Life e We are the Champions.

SERVIÇO
Clássicos do Rock – Maestro João Carlos Martins e Bachiana Filarmônica SESI-SP
Datas: 25/05
Abertura do teatro: 19h
Horário da sessão: 20h
Acessibilidade: tradução em libras e áudio-descrição
Ingressos: entre R$30 e R$90 – clique aqui
Local: Teatro Santander – Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 2041, Itaim Bibi, São Paulo (SP)

Deixe uma resposta