DECORAÇÃO

Lar Center sedia Janelas CASACOR com o projeto “Espaço Sagrado” de Claudia Alionis

Foto: Salvador Cordaro –

Com 20 pés, o espaço promove a reflexão sobre a importância de nos conectarmos de corpo e alma ao nosso lar

O Lar Center é um dos palcos da edição São Paulo do Janelas CASACOR, novo projeto da Casa Cor que refletirá sobre a casa pós-pandemia. Democrática e inclusiva, a iniciativa reunirá containers-vitrines por todo o Brasil materializando a realidade do novo morar por meio da visão criativa de renomados arquitetos e designers convidados para a ação. As janelas poderão ser vistas de duas formas, totalmente gratuitas: pessoalmente, cumprindo todos os protocolos de saúde, segurança e distanciamento social, ou virtualmente no site oficial da Casa Cor, tendo como guias os autores de cada projeto.

A arquiteta Claudia Alionis assinará o “Espaço Sagrado“, que será apresentado no Lar Center até o dia 8 de dezembro, das 10 às 22h, fazendo um convite à reflexão sobre a importância do lar após a pandemia. “O que um lar significa para nós? Para mim, muito! Ele nos acolhe, nos protege. Mais do que uma morada, é um local de convivência com família e amigos, um porto seguro, onde se traça a história da família e acontece o encontro com o Sagrado. Cabe a nós refletirmos sobre o futuro que queremos ter e como a nossa residência vai representar o planeta. Com mais verde e cada vez menos objetos, as casas serão mais sustentáveis e tecnológicas a fim de nos conectar com o local onde vivemos”, explica Claudia.

“Espaço Sagrado” por Claudia Alionis
No hall de entrada, o neon com o escrito “Purifique sua Alma” incentiva os visitantes a pensar sobre a necessidade de deixarmos todas as energias negativas para o lado de fora, retirando toda a “sujeira” da nossa aura para, então, alcançarmos mais leveza e equilíbrio. Os cristais, que desempenham a função terapêutica, restabelecendo a energia vital, realinhando os chákras e protegendo contra doenças, ficam dispostos na bancada da cuba que foi colocada especialmente para a higienização das mãos. Outro destaque do ambiente é um imponente cabideiro, desenhado especialmente pela arquiteta, que serve de apoio para roupas e sapatos que chegam sujos da rua.

Após o hall, a copa de convivência familiar leva os convidados a passarem por outra reflexão: o quanto o lixo impacta na natureza? Diversas pesquisas apontam que um dos efeitos da pandemia foi o aumento da geração de lixo doméstico. Com a proposta de fazer uma casa o máximo autossustentável e a fim de reforçar os cuidados com o descarte do lixo, Claudia optou em trazer uma mini composteira para recicláveis que produz adubo para ser utilizado na horta vertical, localizada em cima da bancada da cozinha e que vem para evidenciar que as pessoas estão mais preocupadas com a alimentação e, portanto, passaram a cultivar os alimentos em casa.

Com estilo moderno e toda produzida de peroba rosa, a bancada da copa apresenta uma textura rústica devido às ranhuras evidentes da madeira e traz a sustentabilidade ao projeto. O revestimento da parede em pedras dá aquele toque bruto e natural. Sem esquecer da importância da higienização das compras logo que se chega da rua, o armário da cozinha, também em peroba rosa, possui um equipamento com tecnologia de ozônio, para a desinfecção dos mantimentos antes de guardá-los.

As relações de consumo também mudaram com o isolamento. As pessoas estão pensando em viver com menos, prezando apenas pelo essencial, e, com isso, a temática ambiental ganhou força. Para tanto, Claudia escolheu móveis e objetos que trazem à tona o reaproveitamento de peças na decoração. Já para fortalecer o convívio familiar, preparar aquela receita e, ao mesmo tempo, poder conversar com os amigos, ela desenvolveu um espaço totalmente voltado para os encontros virtuais, visando usar a tecnologia para conectar as pessoas que não estão juntas.

A exposição gratuita, está no Shopping Lar Center (área reservada do estacionamento próximo ao restaurante DiPaolo), que fica Av. Otto Baumgart, 500, Vila Guilherme, São Paulo/SP.

Deixe uma resposta