CASA & CIA

Madeira deixa o ambiente mais aconchegante e não sai de moda

Foto: Estúdio Onzeonze  –   

Especialistas dão dicas de como usar este elemento orgânico que traz conforto e sensação de aconchego

A madeira é um material orgânico e que é constantemente usado na decoração dos ambientes, principalmente nos domésticos. Versátil, ela cabe do piso ao teto, passando por revestimentos, móveis, utensílios e peças no geral. A arquiteta paranaense Patrícia Gasparelo de Alborta e o escritório goiano de arquitetura Bonomiveras usaram esse elemento em um projeto que fizeram de forma conjunta, o decorado do 15W22, no Setor Oeste, em Goiânia.

“A madeira nunca sai de moda, sempre aquece o ambiente, traz aconchego e bem-estar, conforto e sofisticação”, detalha Patrícia sobre a escolha de usar o material. “Nós fizemos o conceito do empreendimento como um todo, que é um conceito moderno, pensando em quem iria morar. E quis levar isso para o decorado também, modernidade, beleza e conforto, adaptando às novas necessidades urbanas”, explica a arquiteta.
Foto: Estúdio Onzeonze

Logo ao entrar, é possível ver uma mesa de madeira, com as cadeiras no mesmo material. “O vidro normalmente é mais usado nas mesas, mas a madeira traz mais a ideia de casa e foi isso que buscamos, não ser impessoal e dar mais aconchego”, detalha a arquiteta Marília Bonomi.

As cadeiras da mesa e as banquetas que estão na bancada da cozinha, logo adiante ao ir entrando no apartamento, não possuem um assento reto, mas sim com contornos. “É uma peça de design que é bonita e tem encaixe, foi colocada como um adorno, não é só uma banqueta, e ainda traz conforto e bem-estar”, explica Patrícia Gasparelo. “As curvas no assento da banqueta e das cadeiras da mesa são para brincar com as linhas retas do restante do ambiente. Quisemos também fugir do estofado, que dá muita manutenção”, completa Marília. Ela ainda dá dicas para quem quer usar cadeiras e bancos de madeira em casa. “Se o assento for mais largo, ele fica mais confortável. No geral, se for ficar sentado por muito tempo, deve-se observar o design”, afirma.
Foto: Estúdio Onzeonze

Para quem tem vontade de colocar madeira na decoração, as arquitetas dão dicas para não errar. “Madeira é neutra, combina com qualquer tipo de material, mas o ideal é fazer uma composição de texturas para não pesar o ambiente. Se mesclar, fica uma composição mais harmônica”, destaca a paranaense Patrícia. “É preciso tomar cuidado com o tom da madeira, nem tão claro e nem tão escuro, como um mogno, por exemplo. Isso porque a tonalidade vai compor com as outras cores e a madeira combina com tudo”, complementa Marília Bonomi.
Foto: Estúdio Onzeonze

Deixe uma resposta