ACONTECE NA ZN

Música, literatura e gastronomia movimentam programação das Fábricas de Cultura

“Quem Prospera Sempre Alcança” – Foto: João Caldas   –  

 Programação inclui oficina de poesia marginal, apresentações de músicos locais e gastronomia quilombola com vencedor do MasterChef 2020

As Fábricas de Cultura começam o ano de 2022 com uma programação animada e com atividades tanto no virtual como no presencial nas unidades da Zona Norte. Todas as atividades são gratuitas.

Na Fábrica de Cultura Brasilândia, teatro e gastronomia são os destaques da programação. No dia 21 de janeiro, das 15h às 16h, o público poderá acompanhar presencialmente o espetáculo teatral “Quem Prospera Sempre Alcança”, realizado pela Próspera Trupe de Teatro. A produção une música, texto e encenação com uma linguagem de circo-teatro envolvendo a plateia em situações engraçadas sobre como alcançar os próprios objetivos e informações sobre empreendedorismo e planejamento financeiro.

Já no dia 28 de janeiro, a partir das 18h, o campeão do MasterChef 2020, Hailton Arruda, realiza a atividade “Gastronomia Quilombola” em que ensinará ao público do Facebook das Fábricas de Cultura a receita de um prato típico quilombola: um cozido de grão de bico e carne com especiarias utilizadas no continente africano.

A zona norte continua em destaque com as atividades da Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoerinha que fará exibições presenciais de curtas-metragens. No dia 19 de janeiro, às 15h, será exibido o curta “Brincadeirantes”, dirigido por Paulo Henrique Machado, que apresenta um dia vivido por crianças cadeirantes que vivem juntas. Além do cinema, a Fábrica também terá atividades voltadas para a música. Em comemoração ao Aniversário da cidade de São Paulo, no dia 20 de janeiro, às 15h, será realizado o show presencial da banda Sete Chakras, em formato voz e violão, e do Trio Café.

Na Fábrica de Cultura Jaçanã, o foco das atividades será a produção cultural em regiões periféricas. Por meio da oficina “Elaboração de Editais”, coletivos e artistas independentes das periferias aprenderão a como escrever seus projetos para editais e equipamentos de cultura. A formação será dividida em dois encontros, nos dias 18 e 20 de janeiro, das 19h às 20h30, e serão ministrados por Natália Santos. A oficina presencial recebe inscrições de 11 a 18 de janeiro.

Para quem ainda quer entender melhor o papel da cultura na cidade, o bate-papo “Giro Cultural em SP”, com o Coletivo Estética Urbana, é uma ótima oportunidade. No dia 27 de janeiro, a partir das 19h30, o coletivo convida o público para uma conversa sobre a constituição histórica da cidade de São Paulo, bem como seus principais pontos de cultura, gastronomia, lazer e turismo.

A programação de janeiro ainda conta com atividades virtuais, transmitidas no YouTube e no SoundCloud, promovidas pelas Bibliotecas das Fábricas de Cultura. No dia 12 de janeiro, a partir das 11h, a Equipe de Biblioteca realizará a atividade “Literatura Africana de Língua Portuguesa”, que apresenta obras de autores de países africanos que têm a língua portuguesa como idioma oficial.

A atividade “Negrosia: Poemas e Poesias Negras”, ocorrerá no dia 17 de janeiro, às 11h, sendo apresentada pelo auxiliar de leitura José Henrique que conduzirá uma leitura de poemas e poesias de escritoras e escritores negros. No mesmo dia, mas às 14h, a Equipe de Biblioteca promoverá a atividade “Afasta de Mim esse Cálice: Canções de Resistência”. No formato de podcast, colaboradores da biblioteca conversam e debatem o contexto de algumas músicas brasileiras compostas e cantadas na época da ditadura.

Já no dia 18 de janeiro, às 11h, será disponibilizado um podcast em que a Equipe de Biblioteca realiza a leitura do conto “O que queima”, que faz parte do livro “Doramar ou a Odisseia” (2021), de Itamar Vieira Junior.

SERVIÇO:
Fábrica de Cultura Brasilândia
Avenida General Penha Brasil, 2508 | Telefone: (11) 3859-2300

Fábrica de Cultura Jaçanã
Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 | Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360 | Telefone: (11) 2249-8010

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha
Rua Franklin do Amaral, 1575 | Telefone: (11) 2233-9270

Deixe uma resposta