SAÚDE E BEM ESTAR

O pão pode não ser o vilão

Foto: Divulgação  –   

Confira a receitinha de um pão anti-inflamatorio que contribuirá para sua saúde

A gente ama um pãozinho, não é? Seja para o café da manhã ou café da tarde traz aquele aconchego relacionado as nossas memórias emocionais.  E quando pensamos em fazer uma dieta o ‘coitado’ do pão sempre é o vilão.

Que tal uma receita de pão deliciosa que é terapêutica? Além disso ela ajuda no controle de glicemia e insulina, principalmente para quem tem diabetes, doenças inflamatórias e está procurando manter um peso saudável.

A função dessa sinergia de ingredientes da receita tem como propriedade:
Diminuição da produção de gordura.
Diminuição da inflamação.
Melhora as vontades de doces ou alimentos específicos.
Redução da glicemia e da insulina

Você pode potencializar o efeito anti-inflamatório desse pão usando alguns acompanhamentos que vão contribuir muito para sua saúde, tais como: Pesto de manjericão, Hommus (pasta de grão de bico), Babaganoush (pasta de berinjela) ou ainda uns tomatinhos com um fio de azeite.

A receita e as sugestões dos acompanhamentos é de Aline Quissak,  nutricionista com especializações no Canadá e Estados Unidos, pesquisadora científica em alimentos terapêuticos aplicados tanto na saúde quanto em doenças, especialista em nutrição genética, pacientes críticos, oncologia, psicologia da nutrição e alimentação funcional.

Confira as receitas:
Receita de pão anti-inflamatório
Ingredientes:
4 ovos grandes (220 gramas de ovos)
1 xícara de farinha de aveia em flocos
1/2 xícara de farinha de amêndoas
2 colheres de sopa de farinha de linhaça
6 colheres de sopa de água (medida padrão)
6 colheres de sopa de azeite extravirgem
1 pitada de sal
1 colher de chá́ de vinagre de maçã
10 g de fermento em pó́ (fermento de bolo)

Modo de preparo:
Unte e enfarinhe uma forma de bolo inglês. Pré́-aqueça o forno a 200 graus. Bata no liquidificador os ovos, a água, o azeite, o vinagre até́ ficar bem homogêneo, adicione as farinhas e o sal e bata novamente até́ ficar cremoso e liso. Adicione o fermento no liquidificador e misture delicadamente. Disponha a mistura na forma untada. Asse a 200 graus, por 30 minutos ou até́ dourar, na grade do meio do forno. Espere esfriar antes de cortar.

Babaganoush – Pasta de Beringela
Ingredientes:
3 berinjelas grandes
60 gramas de tahine (pasta de gergelim)
2 dentes de alho
Sal a gosto
4 colheres de sopa de azeite de oliva

Modo de preparo:
Em uma chapa, na boca do fogão, coloque as berinjelas e deixe até tostar de todos os lados, até murchar. Deixe esfriar. Abra a berinjela e com uma colher retire a polpa colocando em um bowl. Descarte as cascas. Esprema os dois dentes de alho e incorpore na polpa de berinjela junto com a tahine, o azeite e o sal. Mexer até formar uma pasta. Corrigir o sal.

Hommus
Ingredientes:
500 gramas de grão de bico
100 gramas de tahine
150 ml de água
Suco de 1 limão taiti
150 ml de azeite de oliva extravirgem
Sal a gosto

Modo de preparo:
Cubra com água e deixar o grão de bico de molho da noite para o dia. Cozinhe em uma panela com água e sal por aproximadamente 30 minutos ou até ficar bem macio. Passe em água fria para retire a casca. Coloque o grão de bico em um processador com os 150 ml de água e bata por 2 minutos. Em seguida coloque o azeite de oliva, a tahine, o suco de limão e bata até formar uma pasta. Se necessário vá colocando água aos poucos para deixar o creme liso. Observação: a consistência deve ser firme tipo purê.

Para outras dicas e mais informações, acesse as redes sociais @nutri_secrets e o site http://www.alinequissak.com/combodebemcomavida

 

Deixe uma resposta