MODA E BELEZA

Outubro Rosa: saiba como carregar a mensagem de apoio à causa no dia a dia

Foto: Reprodução/Pinterest  –  

 A estilista Anne Garcia fala sobre looks para apoiar a causa, além de conscientizar sobre o autocuidado e a prevenção ao câncer de mama

 O mês de outubro é marcado pela campanha anual e mundial Outubro Rosa, que teve início na década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. No Brasil, a primeira ação aconteceu em 2002, no parque Ibirapuera, em São Paulo, onde o Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista foi iluminado na cor rosa. A data tem como objetivo conscientizar e combater o câncer de mama, e mais recentemente o câncer de colo de útero, por meio da prevenção com diagnóstico precoce. A campanha é simbolizada pelo laço cor de rosa.

“Se temos essas informações tão importantes, a nossa missão é repassá-la ao maior número de pessoas possíveis, mostrando a importância de cuidar da saúde, incluindo uma boa alimentação e a prática recorrente de atividade física. Além da realização dos exames de rotina de forma periódica, mesmo que não haja nenhum histórico da doença na família”, conscientiza a estilista e empresária ítalo-brasileira, Anne Garcia, considerada referência na moda.

Foto: Reprodução/Pinterest

Durante o mês de conscientização do Outubro Rosa, as pessoas costumam optar por peças cor de rosa como forma de demonstrar apoio à campanha. Para Anne Garcia, um dos tons mais queridinhos do momento é o pink, sendo possível inseri-lo em peças de roupa ou em acessórios. “Os acessórios na cor rosa dão um ar de jovialidade, e se você está usando cores mais neutras eles acendem o seu look dando um toque a mais”, comenta Anne.

Foto: Reprodução/Blogando Rosa Chiclete

A dica para manter a elegância e a formalidade na hora de compor o look rosa para o ambiente de trabalho é apostar na alfaiataria ou tecidos nobres, como o linho ou a seda. “Eu adoro rosa com branco, uma calça de alfaiataria branca e uma camisa de seda cor de rosa é um look bastante elegante”, aconselha a estilista.

Além do look e acessórios, vale lembrar dos calçados rosa. Mas será que vale a pena investir nessa peça? Para a estilista, com certeza sim. “De tempos em tempos o rosa vira tendência, então vale super a pena. Sem contar que o sapato rosa dá um ar bastante moderno”, afirma.

Foto: Reprodução/Pinterest

E se engana quem pensa que os homens não podem demonstrar apoio à causa. Para a estilista, todos os tons de rosa podem ser explorados pelos homens. “Uma composição que acho bastante elegante para os homens é a camisa de linho cor de rosa em um tom claro e uma bermuda de alfaiataria marrom chocolate ou azul marinho”, indica Anne.

Apesar de raro, o câncer de mama também pode atingir cerca de 1% dos homens, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Infelizmente, a falta de informação, tabu e preconceito acabam dificultando o diagnóstico precoce. Ainda de acordo com o INCA, cerca de 200 homens morreram da doença em 2018. Por isso, a importância de manter hábitos saudáveis e realizar exames regularmente deve fazer parte da rotina de qualquer pessoa.

Acompanhe Anne Garcia nas redes sociais e fique por dentro das novidades: @annexgarcia

 

Deixe uma resposta