SAÚDE E BEM ESTAR

Ovo: os cinco benefícios e mitos por trás de um dos alimentos mais populares do país

Muito criticado ao longo de anos, o ovo foi obrigado a ver a gema sendo jogada fora por muitas pessoas. “Eu mesmo já fui uma dessas pessoas que jogava fora a gema e comia só a clara”, relembra Rodrigo Polesso, que é fundador do Código Emagrecer de Vez e Certificado em Nutrição Otimizada para Saúde e Bem-Estar. O especialista destaca que o ovo da galinha (ou de outras aves) concentra todos os nutrientes que uma nova vida precisa para se desenvolver. 

Confira a lista abaixo com os cinco benefícios e mitos sobre o ovo:

1- Mito: comer ovo aumenta o colesterol
Polesso explica que os ovos são alimentos ricos em colesterol, mas não aumentam o índice de colesterol no sangue. “Existe uma diferença entre os alimentos que são ricos em colesterol e os que aumentam o índice de colesterol ruim no corpo”, explica Polesso, que cita uma das pesquisas que reforça isso: a revisão científica de 2013 feita pela American Heart Association e o American College of Cardiology.

2- Mito: ovos causam problemas cardíacos
Não existe nenhuma prova científica de que a ingestão de gordura saturada e colesterol aumentem os riscos de problemas cardíacos. Ele explica que os problemas cardíacos e de acúmulo de gordura no corpo são decorrentes principalmente do consumo exagerado de carboidratos refinados e processados e também de óleos vegetais pró-inflamatórios. O principal macronutriente responsável por fazer o corpo acumular gordura é o carboidrato, presente nos pães, açúcares e frutas; e ausente nas carnes, laticínios e ovos.

3- Mito: não se pode comer mais que um ovo por dia
Além de ser um alimento saudável e repleto de micronutrientes que ajudam o corpo a manter o sistema hormonal em cheque, o ovo é um alimento que pode ser consumido em diversas quantidades. “Não existe nenhuma evidência científica que determine quantos ovos alguém pode comer por dia”, explica Polesso, tranquilizando que o consumo de mais de dois ou três ovos parece ser perfeitamente saudável. “Se você comer uma quantidade enorme de qualquer alimento diariamente, pode ter problemas diversos e isso se aplica a todo e qualquer alimento ou até mesmo hábito, por isso é sempre importante ter bom senso.”, diz.

4- Benefício: ovos ajudam a emagrecer
Assim como todos os alimentos ricos em proteínas e gorduras, os ovos são alimentos excelentes para ter uma vida mais saudável. Tanto os ovos quanto as carnes, óleos, sementes e oleaginosas, e até frutas ricas em gordura e baixa em carboidratos, como o abacate, podem ajudar o corpo a se reprogramar para não acumular gordura, especialmente quando o consumo de carboidratos refinados e processados é reduzido. Não é proibido consumir carboidratos, mas a ciência mostra inequivocamente que uma alimentação baseada em farináceos, açúcares, massas, pães, sobremesas e bebidas adoçadas é talvez a maior responsável pelos índices de obesidade na população.

5- Benefício: ovos aumentam a saciedade
A saciedade dura mais tempo quanto mais gordura houver no alimento. “E a gordura de qualidade, como é o caso da encontrada no ovo, não incentiva a produção de insulina, colaborando para um funcionamento correto dos hormônios do corpo, permitindo um emagrecimento mais natural ao invés de pães e açúcares”, explica. Junto com o consumo de alimentos como os ovos, é possível reduzir o consumo de “petiscos” entre as refeições. Ao consumir ovos, por exemplo, você tenderá a ter maior saciedade e, assim, reduzindo a necessidade de lanches durante o dia.

Sejam ovos mexidos, fritos ou cozidos, a proteína é uma ótima opção para substituir a carne e carrega diversos benefícios. Consuma sem medo!

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