PET

Páscoa pet: veterinária dá dicas e receitas especiais

Foto: Freepik –  

Trufa e ovo de páscoa adaptados para celebrar a data com seu animalzinho

A Páscoa está chegando e, com ela, a vontade de compartilhar com a família os famosos ovos de chocolate. Para quem é pai ou mãe de pet esse é o momento de pensar em como fazer para que o animal de estimação também faça parte dessa comemoração.

Uma das orientações da médica veterinária Thais Matos, especialista da área de Segurança & Confiança da DogHero, maior empresa de serviços para pets da América Latina é de que o chocolate, realmente faz mal para o pet, pois o organismo do animalzinho possui dificuldade para metabolizar essa substância.

“Os tutores sempre estão com dúvida se o chocolate fará bem ou mal para o pet, pois, todos gostam de partilhar aquele pedacinho com eles. No entanto, pais e mães de pets precisam ficar cientes de que a intoxicação por chocolate está entre as causas de envenenamentos mais comuns”, explica Thais.

A médica veterinária menciona que existe maior risco de intoxicação se o chocolate for amargo. “Mesmo um pedaço pequeno de qualquer chocolate, pode provocar intoxicação no animal de estimação e causar sintomas de hiperatividade e excitação, respiração ofegante, batimentos cardíacos acelerados ou arrítmicos, tremores musculares, convulsões, febre, vômitos, entre outros”.

Visando manter o bem-estar e a saúde do pet em dia, a especialista da DogHero elaborou duas receitas especiais para que os pais e mães de pets possam ter uma Páscoa feliz com seu animal de estimação. Então, é só separar os ingredientes e mãos à obra!

Trufa de Chocolate para Pet
Ingredientes:
½ xícara de chá de pasta de amendoim sem açúcar
1 colher de sopa de mel natural
4 colheres de sopa de manteiga
1 copo de aveia
¼ de copo de frutas secas (abacaxi é uma boa opção)
¼ de copo de alfarroba
Folha de papel manteiga
Assadeira

Modo de preparo:
Em uma panela, derreta a pasta de amendoim, o mel e a manteiga, mexendo sempre, até misturar bem os ingredientes. Então, coloque o conteúdo da panela sobre a aveia, as frutas secas e alfarroba, misturando bem. Cubra a assadeira com uma folha de papel manteiga e, com uma colher, vá separando as trufas em pequenas porções. Armazene no freezer até congelar. Retire e sirva ao cãozinho, mas sempre com moderação.
Nível nutricional: a pasta de amendoim é rica em vitamina E, que ajuda a aumentar a imunidade do pet. O mel natural tem propriedades antibióticas, contribuindo para a imunidade. A aveia possui fibras que facilitam a digestão. A alfarroba é rica em açúcares naturais e contêm vitaminas e minerais.
Importante: esta receita não é recomendada para cães alérgicos ou intolerantes a um, ou mais ingredientes. Na dúvida, consulte o médico veterinário.

Ovo de Páscoa para o Pet
Ingredientes:
100g de alfarroba em barra (você encontra em lojas de produtos naturais);
⅓ de xícara de água;
½ xícara de coco ralado;
Óleo de coco para untar (opcional);
Panela pequena;
Forminhas de ovos de Páscoa de 30g (pode ser de plástico, mas a de silicone é mais fácil desenformar).

Modo de preparo:
Derreta as barras de alfarroba em fogo baixo com a água. Quando o conteúdo ficar bem amolecido (bem menos consistente do que o ponto do brigadeiro), desligue o fogo e misture o coco ralado. Coloque, então, o conteúdo nas forminhas. Os ovos não serão ocos, mas poderão ser maiores ou menores conforme o preenchimento da forma. Para ser mais fácil desenformar, unte a forminha com um pouco de óleo de coco. Então, cubra com plástico filme. Deixe que os ovos descansem na geladeira por pelo menos cinco horas. Pronto! O ovo de Páscoa sabor prestígio para cães já pode ser servido!
A receita também está disponível no canal da DogHero no YouTube. Lembre-se de oferecer pequenas porções para o seu pet, pois diferentemente dos humanos, eles estão menos acostumados a variar a alimentação — e isso pode causar desconfortos gastrointestinais.

Deixe uma resposta