DESTAQUES

Projeto Rota da Cultura inicia oficinas culturais online e gratuitas

Foto: Chico Rivers

 Confira os detalhes dos encontros virtuais sobre concerto, ópera, dança e teatro

Para saudar a chegada de 2021, o projeto Rota da Cultura Som, Cena e Corpo iniciou suas atividades no dia 18 janeiro com oficinas online e gratuitas sobre as artes do espetáculo. Com inscrições abertas, os encontros acontecerão até maio, sempre às segundas e quartas-feiras, pelo aplicativo zoom, das 19h às 20h30.

De acordo com Patrícia Ceschi, diretora da Aymberê Produções Artísticas, responsável pela gestão do projeto, o programa apresenta um ciclo de encontros reflexivos e criativos sobre as linguagens concerto, ópera, dança e teatro, mediados por educadores com experiência nos temas. Cada uma das linguagens artísticas será estudada a partir de uma obra disponível online.

O concerto é a primeira linguagem que será investigada, partindo da obra O Trenzinho do Caipira, de Heitor Villa-Lobos, interpretada pela OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo). O ministrante Maurício Ayer conduzirá os participantes para questões sobre o que é a música e como uma orquestra é formada e organizada. Exercícios práticos também fazem parte da oficina e não é necessário ter experiência prévia com música para participar!

Cada Módulo propõe quatro encontros no zoom e duas lives abertas ao público com convidados especiais, que serão transmitidas pelo youtube da Aymberê (inscreva-se no canal!). Para o Concerto, o projeto conta com a presença de Emmanuele Baldini, Spalla da OSESP, e Adriana Schincariol Vercellino, violinista da Emesp e Orquestra do Teatro Municipal de SP e professora.

Acompanhe a divulgação pelas redes sociais do projeto (link).

As turmas são voltadas, preferencialmente, para educadores da rede pública e privada de ensino e jovens a partir de 16 anos, com prioridade também para moradores da zona norte de São Paulo. Caso as vagas não sejam preenchidas, outras pessoas que não se enquadram nessas prioridades poderão ser convocadas.

Inscrições: bit.ly/InscricoesRotadaCultura ou Instagram e Facebook do Parque das Artes Vila Maria: @parquedasartesvilamaria

Cronograma:
Módulo Concerto / O Trenzinho do Caipira – Turma de educadores: 18, 20, 26 e 27 de janeiro. Turma de jovens: 01, 03, 08 e 10 de fevereiro. Lives: Emmanuele Baldini (28 de janeiro) e Adriana Schincariol Vercellino (09 de fevereiro)

Módulo Ópera / Don Giovanni – Turma de educadores: 22, 24 de fevereiro, 01 e 03 de março. Turma de jovens: 08, 10, 15, 17 de março. Live nos dias 02 e 16 de março.

Módulo Dança / (a confirmar) – Turma de educadores: 22, 24, 29, 31 de março + live com convidado no dia 30. Turma de jovens: 05, 07, 12 e 14 de abril. Lives nos dias 30 de março e 13 de abril.

Módulo Teatro / Gota D’água {Preta} – Turma única: 26, 28 de abril, 03, 05, 10, 12, 17, 19 de maio. Lives dias 04 e 18 de maio.

Horários sempre das 19h às 20h30
Pelo aplicativo Zoom

Deixe uma resposta