CASA & CIA

Quatro dicas para garantir a limpeza da casa durante o outono

Foto: scyther5/Getty Images – iStockphoto   –   

Higienizar tapetes e cortinas e evitar espanador de pena são essenciais na estação

Além da mudança climática que acompanha o outono, com temperaturas mais frias e o tempo mais seco, as doenças respiratórias também se intensificam nesta estação. Com manhãs e noites mais frias – mas com tardes ainda quentes -, o resultado é um sistema imunológico fragilizado e mais vulnerável em relação a gripes e resfriados.

Ao lado da vacinação, a higienização reforçada de casa é essencial para atravessar o outono protegido de problemas respiratórios.

Cristiano Corrêa, CEO da Ecoville, empresa especialista em solução de limpeza, compartilha as melhores maneiras de manter o ambiente em ordem e evitar a proliferação de microrganismos que causam reações alérgicas.

Higienizar os objetos de verão antes de guardá-los
Itens como o ventilador e o guarda-sol perdem um pouco de sentido nas estações mais frias. Antes de colocá-los em um armário para liberar espaço dentro de casa, limpe-os com produtos antimofo como o Multiuso Zoom oxigênio ativo, da Ecoville. Assim, não acumulam sujeiras e, quando o clima esquentar, estarão prontos para serem utilizados!

Lavar os tapetes
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), três a cada 10 pessoas no Brasil sofrem com rinite alérgica. Nestes casos, a limpeza de objetos de decoração, como carpetes e tapetes, precisa ser ainda mais frequente. Para eliminar os microrganismos, a Ecoville possui o EcoFloor, para uso exclusivo nestes itens. Além de cheiroso, o produto deixa o ambiente mais cheiroso e aconchegante para curtir a estação.

Higienizar as peças de inverno
Por ocuparem muito espaço no guarda-roupa, casacos, edredons e cobertores ficam armazenados em sacos durante a maior parte do ano, o que gera acúmulo de ácaro e poeira. Antes voltar a usá-los, faça uma lavagem reforçada em cada item. Para auxiliar neste processo, a Ecoville lançou uma linha exclusiva para roupas, que inclui um amaciante antimofo – causador de 40% dos casos de rinite alérgica, segundo a WAO (World Allergy Organization).

Não utilizar espanador de pena
Apesar de o indicado ser deixar o ambiente arejado para evitar a proliferação de doenças, as temperaturas mais baixas levam as pessoas deixarem a casa com menos ventilação. Desta forma, o pó se acumula pelos cômodos. Para fazer a limpeza durar mais tempo, o indicado é utilizar pano de microfibra levemente umedecido e espanadores eletroestáticos, que atraem o pó e não espalham pelo ar.

Deixe uma resposta