GOURMET

Como usar aveia em receitas fáceis para o dia a dia

Divulgação –

Ao falar em aveia, a primeira coisa que vem à cabeça é dieta. Os grãos realmente ajudam na perda de peso e são grandes aliados da reeducação alimentar. Isso porque a aveia é fonte de fibras, que dão sensação de saciedade e, ao entrar em contato com a água, formam uma espécie de gel, que, no estômago, impede a absorção de gorduras e açúcares.

Ela também tem inúmeros outros benefícios: auxilia no bom funcionamento do intestino, diminui a pressão arterial, regula o colesterol e é uma ótima fonte de energia. Além disso, a aveia é um alimento super versátil, pode ser perfeitamente utilizada tanto em pratos doces, como em pratos salgados, pode também ser consumida com frutas, iogurte e ser ingerida em várias refeições ao longo do dia – desde o café da manhã até o almoço e o lanche da tarde, por exemplo.

Confira abaixo algumas receitas de fácil preparo com aveia que separamos para auxiliar você em uma alimentação mais saudável.

Pão de aveia de frigideira

Ingredientes:
1 ovo
2 colheres de sopa de farinha de aveia
1 pitada de sal.

Modo de preparo:
Despeje no liquidificador todos os ingredientes e bata até conseguir uma mistura homogênea. Caso a mistura fique muito espessa, acrescente de 1 a 2 colheres de sopa de água. Unte uma frigideira de tamanho médio com algumas gotas de azeite, ou utilize uma antiaderente, e aqueça no fogo durante alguns minutos. Despeje a mistura na frigideira e deixe por dois minutos ou até começar a soltar. Vire de lado e deixe por cerca de um minuto, até a massa ficar completamente firme. Depois, é só rechear com o que deseja e servir.

 

Mingau de aveia

Ingredientes:
2 colheres de sopa de aveia em flocos
250 ml de leite líquido frio.

Modo de preparo:
Em uma panela, misture o leite e a aveia em fogo médio e mexa sempre, até que o leite engrosse. Coloque açúcar ou adoçante se achar necessário e sirva morno.

Dica: Pode utilizar o cacau em pó, fica como um flan.

 

Biscoito de aveia e mel

Ingredientes:
1 xícara de chá de aveia
1 xícara de chá de farinha de trigo
1/2 xícara de chá de açúcar mascavo
1 ovo
1 colher de sopa de manteiga amolecida
2 colheres de sopa de mel
Manteiga para untar.

Modo de preparo:
Em um recipiente, coloque todos os ingredientes e misture. Em seguida, abra a massa não muito fina com o auxílio de um rolo, modele os biscoitos e corte da maneira que preferir. Em uma forma forrada com papel-manteiga untado, coloque os biscoitos já cortados e leve ao forno médio, preaquecido, por 10 minutos ou até dourar.

 

Panqueca de aveia com ricota

Ingredientes da massa:
1/2 xícara de chá de leite desnatado
2 claras
1/2 xícara de chá de aveia em flocos
1 colher de sopa de farelo de trigo
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 colher de chá de óleo

Ingredientes do recheio:
200 g de ricota amassada
200 g de peito de peru picado
Orégano e salsa picada a gosto.

Ingredientes do molho:
1 cebola picada
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de farinha de aveia
1 colher de sopa de farinha de trigo
2 xícaras de chá de leite desnatado
sal e noz-moscada a gosto.

Modo de preparo:
Em um liquidificador, bata o leite, as claras, a aveia, o farelo e a farinha de trigo, o sal e metade do óleo. Coloque a massa em uma frigideira antiaderente preaquecida com o restante do óleo e frite pequenas porções, até dourar de ambos os lados. Em outro recipiente, despeje todos os ingredientes do recheio e misture. Para fazer o molho, frite a cebola em fogo médio com a manteiga, coloque a farinha de aveia e de trigo dissolvidas no leite e leve ao fogo, mexendo até engrossar. Tempere a gosto com sal e noz-moscada. Adicione o recheio em cada disco de panqueca, enrole e coloque em uma travessa. Derrame o molho por cima das massas enroladas e leve ao forno médio, preaquecido, por 10 minutos.

Deixe uma resposta