CULTURA E LAZER

Refinaria Teatral apresenta a websérie A obra que não estreou

Foto: Divulgação –

No início do mês de setembro o grupo Refinaria Teatral lançou a websérie A obra que não estreou. São ao todo onze capítulos que entram no ar toda terça-feira e sexta-feira, com a trajetória da construção da nova obra teatral desse coletivo, a peça Ñandembaraete, que em Guarani significa “Nossa Força”.

A websérie é uma ação do projeto “Teatro, uma Pátria Habitável” e apresenta, desde a concepção da proposta, os primeiros contatos com os parceiros indígena,s até a produção da obra e os processos criativos. “A série traz aquilo que o público não vê, o processo de pesquisa e produção para a criação de uma peça teatral. Também a situação do grupo durante o período pandêmico, como o Refinaria vem se relacionando com o isolamento social ”, conta o diretor Daniel Alves Brasil.

A estreia da nova obra teatral do grupo Refinaria, a peça Ñandembaraete, já estava sendo divulgada. O grupo já havia finalizado a produção artística, a criação e estava realizando os ensaios gerais, aqueles ensaios de ajustes finais com todos os elementos da encenação, quando a pandemia do vírus covid-19 chegou. Essa websérie apresenta o início das investigações e pesquisas que levaram à construção dessa obra até o período posterior a data da estreia da obra que não estreou. Essa peça seria o primeiro resultado cênico do grupo Refinaria Teatral que investiga a corporeidade e a teatralidade dos povos nativos brasileiros em uma pesquisa denominada “Encontro com o teatro de Pyndorama”. A obra Ñandembaraete aborda questões culturais dos povos nativos, suas danças, ritos, cantos e filosofia de vida. Também traz o conflito com o ser de mente colonizadora e o espírito dos bandeirantes que caminham entre nós até hoje. A dramaturgia da obra é em sua grande parte na língua Guarani e reafirma a força dos povos nativos que vai além de resistir há mais de 500 anos de um processo continuo de colonização.

Mas Ñandembaraete não morre! É Nossa Força e continua viva!

Serviço:
Serão onze capítulos ao todo.
Estreia de um novo capítulo toda terça-feira e sexta-feira às 20h, até o dia 13 de outubro de 2020.
Exibição será na página do facebook do grupo Refinaria Teatral, https://www.facebook.com/refinaria.teatral/  ou no Youtube do grupo Refinaria Teatral:

https://www.youtube.com/channel/UC7XI3Ke_Np8kZM_rXT9loAw

Deixe uma resposta