GOURMET

Sopas: Aprenda cinco dicas para torná-las mais saborosas

Fotos: Divulgação/Adria  –

Nos dias frios, nada é melhor do que uma deliciosa sopa quentinha, com sabores que combinam com o clima e deixam o coração e o paladar aquecidos. O segredo das sopas está nos detalhes, seja o tempero ou aqueles elementos-chave que tornam a experiência ainda melhor.

Por isso, a Adria, uma das principais marcas de massas, torradas e biscoitos do País, ensina cinco dicas para realçar o sabor das sopas. Confira:

– Para engrossar o caldo com gema de ovo ou outra proteína animal não cozida, tome cuidado para não esquentar demais e coalhar as proteínas. Antes de ferver, acrescente aos poucos pequenas quantidades dos ingredientes para esquentá-los gradualmente. Então, misture tudo e cozinhe devagar até a sopa ficar encorpada;

– Para engrossar o caldo com creme de leite, use-o fresco ou creme fraîche com alto teor de gordura. O cuidado impede a formação de grumos, mesmo fervidos. Se usar creme de leite light ou outros tipos de laticínios (sour cream, iogurte, manteiga, etc.), acrescente apenas no último minuto e em temperatura baixa;

– Para reduzir o risco de coalhar, escolha receitas com farinha, que ajuda a proteger as proteínas da coagulação e evita que o creme de leite solte gordura;

– Sempre acrescente os ingredientes não cozidos na sopa em fogo baixo e em etapas para evitar cozinhá-los demais ou de menos. Primeiro, os cereais ou ingredientes firmes, como cenouras ou aipos. Depois, as cebolas ou outros legumes, a proteína (carnes ou frangos), o arroz ou a massa e, por último, as folhas e frutos do mar, que são mais delicados.

– Ferver as cebolas é uma técnica que acentua o seu sabor. Quanto mais tempo são cozidas, mais suaves ficam. Muitas vezes, quando preparadas dessa maneira se desfazem totalmente, deixando apenas um suave sabor de cebolas na sopa.

Agora que você já aprendeu dicas fundamentais para preparar sopas, aprenda com Adria, como fazer Sopa de Cebola Gratinada e Creme de Abóbora. Confira as receitas completas.

Sopa de Cebola Gratinada
Ingredientes:
1 pacote de Adria Torrada Light
10 cebolas brancas fatiadas finamente
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de óleo de canola
2 litros de água
Sal a gosto
200 g de queijo tipo gruyère ralado
Ramos de tomilho para decorar

Modo de Preparo:
– Em uma frigideira larga, refogue as cebolas com manteiga e óleo de canola.
– Doure-as muito bem até que estejam caramelizadas. Acrescente, então, a água e o sal. Deixe reduzir um pouco.
– Coloque em cumbucas individuais e posicione uma torrada em cada cumbuca com sopa e salpique uma generosa porção de queijo gruyère ralado.
– Leve ao forno para gratinar.
– Decore com tomilho fresco.

Tempo de Preparo: 45 minutos
Rendimento: 4 porções

Creme de Abóbora
Ingredientes:
½ embalagem de Macarrão Conchinha Adria
2 colheres (sopa) de margarina
2 dentes de alho picados
½ kg de abóbora, moranga ou paulista, em cubos
2 tabletes de caldo de legumes
3 ovos
1 xícara (chá) de creme de leite
½ xícara (chá) de leite
Sal, noz-moscada e cebolinha picada a gosto

Modo de Preparo:
– Em uma panela grande, aqueça a margarina e refogue o alho. Acrescente a abóbora e deixe cozinhar até formar um purê.
– Junte 2 ½ litros de água fervente, o caldo de legumes e mexa até desmanchar. Deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 15 minutos.
– Retire do fogo, bata no liquidificador e retorne para a panela. Acerte o sal, junte a massa e deixe cozinhar por cerca de 6 minutos ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.
– Em uma tigela pequena, coloque 3 gemas peneiradas, o creme de leite, o leite e bata até envolver bem. Acrescente ao creme de abóbora, mexa delicadamente e deixe cozinhar por mais 3 minutos.  Retire do fogo, tempere com a noz moscada, polvilhe a cebolinha e sirva a seguir.

Variação: Querendo, substitua a abóbora por mandioca.

Rendimento: 8 porções
Tempo de Preparo: 30 minutos

Acesse também o site www.adria.com.br e siga a marca nas redes sociais: @adriaalimentos.

Deixe uma resposta