SAÚDE E BEM ESTAR

Superfoods: Três formas de incluir na alimentação

Foto: Shutterstock  –

As dicas maravilhosas desses superalimentos são da nutricionista Carol Marreto

Muito tem se falado sobre superofoods – que em tradução livre podemos chamar de superalimentos. Esse grupo é caracterizado pela forte presença de vitaminas e minerais nos alimentos que proporcionam ganhos importantes ao organismo.

Os superalimentos, além de fornecerem energia, podem nutrir o corpo e ajudar na prevenção de doenças, inflamações e até na melhora do metabolismo e da imunidade.

E não é difícil encontrar superfoods na nossa alimentação. Basta saber colocá-los de forma correta e diariamente em seu cardápio. Eles são ricos em vitaminas do complexo B, magnésio, selênio, proteínas e antioxidantes.

A nutricionista da Clínica Aguilera, Carol Marreto separou três formas de saborear esses nutrientes no dia a dia. Confira:

– Creme de Açaí
Banana congelada + polpa de açaí + 200 ml de leite vegetal.
Modo de preparo: Bater no processador e por cima, acrescentar sementes de girassol;

– Ovos anti–inflamatórios
Ovos mexidos + 1 colher de chá de chia + 1 colher de café de cúrcuma em pó (adicionar cúrcuma ao final  do preparo dos ovos) e uma pitada de pimenta do reino;

– Smoothie Cacau  Energizado
Com nutrientes capazes de reduzir o colesterol, melhorar a performance esportiva e o fluxo do sangue. Bater junto 1 scoop de proteína em pó +   200 ml de água + 1 banana  + 1 colher de chá de cacau em pó e 3 castanhas do pará.

Os superalimentos
Exemplos como Chia, Cacau, Spirulina, Linhaça, Quinoa, Gojiberry entre muitos outros, são considerados superalimentos.  Mas o que fazem desses alimentos se tornarem Superfoods são sua elevada densidade nutricional (muitos nutrientes, poucas calorias) – diferente do carboidrato simples (açúcar que tem muita caloria e nada de nutriente).

Claro que sozinhos esse alimentos não fazem milagres, mas associa-los a hábitos alimentares saudáveis poderá trazer inúmeros benefícios. Alguns deles são:
Melhora do metabolismo;
Aumento da saciedade;
Aumento do nível de força e energia física;
Fortalecimento da imunidade;
Desintoxicação do corpo;
Diminuição do envelhecimento precoce.

Esses são só alguns dos benefícios. Cada um desses alimentos pode trazer algo a mais e age de formas diferentes no organismo.

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