EDUCAÇÃO

Sustentabilidade é tema de novo curso gratuito da plataforma Sesc Digital

Thainá Duarte – Foto: Matheus José Maria  –  

Consumo, Resíduos e Sustentabilidade é composto por seis videoaulas, apostila e mini documentários que ilustram os conceitos aplicados em situações reais

No dia 27 de junho, o curso Consumo, Resíduos e Sustentabilidade passa a integrar o catálogo de atividades da plataforma EAD Sesc Digital. Gratuito, com indicações de conteúdos complementares às aulas e elaborado pelas educadoras da Fubá Educação Ambiental, o curso tem como objetivos principais promover ações de gestão responsável dos resíduos sólidos em diferentes contextos e espaços, que podem ser públicos ou privados, individuais ou coletivos, e ajudar as pessoas que querem ter atitudes mais sustentáveis no seu cotidiano.

A partir do tripé da sustentabilidade – ambiental, social e econômica – e com apresentação da atriz Thainá Duarte, as aulas abordam conteúdos técnicos de maneira simples e prática, com exemplos inspiradores de projetos e grupos que realizam uma gestão adequada de resíduos.

O curso é destinado a educadoras e educadores, lideranças, gestores e gestoras em empresas ou outras instituições, líderes comunitários ou qualquer pessoa que queira promover a melhoria da gestão de resíduos em seu contexto de atuação. Além das videoaulas, são disponibilizados mini documentários que mostram os conceitos aplicados em situações reais e projetos pautados pela educação para a sustentabilidade. Também é oferecida uma apostila com guia de atividades práticas destinada a pessoas interessadas em replicar o curso com um grupo organizado e mobilizar as pessoas com relação a este tema.

A partir da provocação “O que é necessário para sermos mais sustentáveis?”, Essa tal de sustentabilidade abre a sequência de aulas com a apresentação de conceitos de sustentabilidade e mostra que este é um modo possível e necessário de organização da sociedade. Afinal, o lixo é um problema? analisa a cadeia de produção de materiais de uso cotidiano, os impactos socioambientais encontrados durante o processo de geração de resíduos e os benefícios de seu descarte e destinação responsável.

Repensar o consumo para reduzir os resíduos é o tema da terceira aula, que tem como objetivo entender a importância da redução do consumo para diminuir a quantidade de lixo destinada aos aterros sanitários, e questionar sobre como é possível adotar novos hábitos de compra em diferentes contextos. Reutilizar materiais faz parte da solução é o tema da quarta aula que propõe conhecer e analisar criticamente a etapa da reutilização, provocando uma reflexão sobre o consumo e prolongamento da vida útil dos objetos.

Ao trazer questões do dia a dia das pessoas, O que acontece com o material reciclável que eu separo? instiga o participante a entender e buscar qual é a melhor forma de lidar com os resíduos passíveis de reciclagem, que podem representar 70% dos resíduos sólidos domiciliares, se somados os recicláveis secos e os compostáveis.

Como podemos nos mobilizar? encerra o curso com um chamamento à ação, incentivando o participante a acreditar no seu potencial para a transformação do cenário em curso e para inspirar as pessoas ao seu redor. Para isso, serão expostos exemplos de pessoas e grupos que já estão mobilizados nesta causa, além de apresentar maneiras de colocar em prática o que foi aprendido.

Todo o material poderá ser acessado gratuitamente na plataforma EAD Sesc Digital.

Deixe uma resposta