SAÚDE E BEM ESTAR

Tempo seco: especialista dá dicas práticas para reduzir efeitos da baixa umidade do ar

Foto: Reprodução/Google  –   

Cansaço, desconforto ao respirar e crises alérgicas são sintomas comuns quando a umidade cai abaixo dos 30%

Segundo a coordenadora e professora do curso de Enfermagem da Anhanguera, Sônia Mariza, baixas tão severas na umidade do ar causam uma série de efeitos na saúde humana, levando o organismo a se sobrecarregar, trazendo a inevitável sensação de cansaço. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a umidade do ar ideal compreende a faixa entre 50 e 80%.

“Em condições climáticas de baixa umidade do ar, os serviços de saúde registram aumento substancial de pessoas buscando atendimento, principalmente decorrente de alergias. Com o tempo seco, nossas mucosas podem ressecar e inflamar. E como consequência do ressecamento, as barreiras físicas que elas representam acabam propiciando a entrada de microrganismos que podem ser prejudiciais à saúde”, explica a professora.

Para melhorar a sensação de cansaço e desconforto, Sônia recomenda algumas medidas que podem ser utilizadas para melhorar nossa saúde e qualidade de vida nesse momento:
• Ingerir bastante água, de dois a três litros por dia, importantíssimo para se manter hidratado;
• Espalhar panos ou baldes com água em ambientes da casa, principalmente no quarto, ao dormir ou utilizar umidificadores de ar;
• Lavar nariz e olhos com soro fisiológico, algumas vezes ao dia;
• Trocar comidas com muito sal ou condimentos por alimentos mais saudáveis;
• Usar creme hidratante na pele e creme sem enxágue em cabelos não-oleosos;
• Evitar exercícios físicos entre 10h e 17h;
• Evitar grandes aglomerações;
• Evitar carpetes ou cortinas que acumulem poeira;
• Evitar roupas e cobertores de lã ou com pelos;
• Evitar exposição prolongada a ambientes com ar-condicionado;
• Manter a casa higienizada, arejada e ensolarada.

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