GUIA DA ZN

Unibes Bazar Santana: trabalho em prol da justiça social

Fotos: Tatyane Costa

Fundada em 1915, a Unibes (União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social) nasceu com a fusão de grupos que apoiavam imigrantes e refugiados, da 1ª e  da  2ª Guerra Mundial, da comunidade judaica em São Paulo. Com o passar dos anos, a entidade ampliou o atendimento para toda a sociedade, auxiliando crianças, jovens, famílias e idosos que vivem em situação de vulnerabilidade e risco social. A instituição mantém pulsantes os valores do conceito judaico da Tzedaká, ou seja, promover a justiça social e amenizar as dificuldades dos que mais necessitam.
Hoje, a Unibes faz mais de 15 mil atendimentos, em diferentes programas em suas unidades distribuídas em 7 bairros da capital paulista, sendo elas o Centro de Educação Infantil Betty Lafer, o Centro da Criança e do Adolescente (CCA), o Serviço de Assistência à Família (SASF), o Centro Dia, o Núcleo de Convivência para Idosos, as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), a Assistência a Sobreviventes do Holocausto em conjunto com a agência Claims, as lojas do Unibes Bazar e a Unibes Cultural, além da sede Unibes no bairro Bom Retiro.
A eficiência e a transparência dos resultados tornam a Unibes referência no terceiro setor e uma das maiores do país no segmento em que atua.

A missão da Unibes é desenvolver e implantar projetos nas áreas de assistência social, apoio à educação e à cultura, sempre com obediência aos princípios judaicos das boas ações e da justiça social.  Em seus valores estão o compromisso com o ser humano; a credibilidade e a transparência; o pensamento inovador, a ética nas ações; o respeito a funcionários e voluntários; e a otimização de recursos.

A Unibes tem diversos projetos que demandam recursos humanos e financeiros. Uma das formas de obter os recursos financeiros é através dos Bazares da Unibes, que inclusive, possui uma unidade em Santana.
A Unibes recebe doações de roupas, brinquedos, móveis, eletrodomésticos, utensílios e outros produtos em bom estado que são destinadas primeiramente às pessoas atendidas pela instituição. O excedente é vendido nas lojas e no canal digital de vendas do Unibes Bazar. Atualmente, o Unibes Bazar garante 20% do orçamento da Unibes com as vendas de artigos doados. Essa renda contribui para a manutenção dos programas sociais da instituição.

Uma das prioridades da Unibes para os próximos anos é expandir e melhorar seus programas de assistência social de forma autônoma e sustentável. A instituição, que completou 105 anos de existência recentemente, vê o Unibes Bazar como um potente recurso para suas ações transformadoras. Com sete lojas em São Paulo, o Unibes Bazar segue forte, apesar dos tempos atuais, e aposta no online para chegar ainda mais longe.
A unidade de Santana foi inaugurada em agosto de 2013 e é uma das maiores lojas do Unibes Bazar. Lá é possível adquirir os mais variados itens, como: roupas, brinquedos, móveis, livros, eletrodomésticos, utensílios e outros produtos em bom estado.

A Unibes convida todos a conhecerem a loja de Santana e colaborar para a manutenção dos programas sociais da entidade. Mais informações e doações podem ser realizadas através do site: www.unibes.org.br.

Dias e horários de funcionamento Unibes Bazar:
Unibes Bazar – Santana
Rua Voluntários da Pátria, 2286
Segunda a sábado, das 9h às 16h

Unibes Bazar – Bom Retiro
– Rua Rodolfo Miranda, 293 e 294
Segunda a Sábado, das 9h às 16h;
– Rua Guarani, 63, Segunda a sábado, das 9h às 16h
– Rua Prates, 863, Segunda a sexta, das 9h às 16h

Unibes Bazar – Lapa
Rua Dronsfield, 170
Segunda a sábado, das 9h às 16h

Unibes Bazar – Brás
Avenida Celso Garcia, 165
Segunda a sábado, das 9h às 16h

Deixe uma resposta