FAÇA VOCÊ MESMO

Vidros Decorados: Confira algumas ideias lindas e fáceis de fazer

Fotos: Reprodução/ zankyou  –  

Você já parou para pensar que jogar fora potes e garrafas de vidro é um tremendo desperdício? Eles podem e devem ser transformados em belos vidros decorados para sua casa.

Com algumas transformações, dá para fazer acessórios muito úteis, como vasinhos para plantas, porta-velas e potes organizadores de ingredientes para colocar na cozinha.

Por isso, hoje nós resolvemos te dar algumas dicas de como fazer vidros decorados. Nessa mudança radical, vale usar tecido, tinta, papel, pedraria, entre vários outros materiais. Separamos alguns modelos que vão te inspirar. Confira!

Como decorar potes e garrafas de vidro
Antes de apresentar os variados modelos que escolhemos, é fundamental que você saiba alguns detalhes básicos na hora de transformar o seu vidro.

Para começar a transformação, é necessário retirar os rótulos da embalagem. E essa tarefa é um pouquinho complicada, mas é essencial para que a peça fique bonita quando pronta.
Foto: Reprodução/Revista Artesanato

 

Para facilitar esse processo, aí vai uma dica:
– Misture em um balde água com sabão em pó. Deixe os vidros com rótulos de “molho” dentro desse recipiente de um dia para o outro.
– Depois é só puxar os rótulos que eles sairão com bastante facilidade.
– Após esse processo, passe um pano com álcool para retirar qualquer outro resíduo de cola que ainda possa ter ficado.
Confira aqui como é simples de fazer.

Caso você queira pintar o seu pote ou garrafa, essas dicas vão te ajudar muito!
– Antes de pintar, passe uma camada de primer no vidro. Isso proporciona uma adesão melhor da tinta. Aguarde 4 horas para passar a camada de tinta.
– Utilize verniz em spray após a pintura, para dar proteção ao recipiente.
– A escolha da tinta vai depender do resultado que você espera alcançar. Para esse tipo de trabalho podem ser utilizadas: tinta lousa, tinta vitral, tinta PVA, esmalte de unha, tintas especiais para vidro, tinta acrílica esmaltada, tinta acrílica comum preparada com verniz vitral, entre outras.
– Procure utilizar um pincel com pelos naturais, pois ele não deixa marcas no vidro ou pode usar uma esponja (recicle a esponja de lavar louça, a parte amarela).

Foto: decorfacil

 

Vidros decorados com tinta
São tantas possibilidades ao se pintar um vidro, que mesmo quem não tem muita habilidade com essa arte pode encontrar uma opção fácil e conseguir um resultado incrível!

Que tal um lindo vaso de flor para enfeitar a sua casa? No modelo acima foi utilizado fita crepe antes de pintar para criar as listras.

Quer textura em sua pintura? Uma das opções é fazer o desenho ou textura que desejar com o revolver de cola quente antes da pintura. Outra opção para textura é colar pedrarias e pintar por cima.
Foto:  decorfacil

Mais uma bela opção de vaso de flor com pote de vidro pintado.
Você também pode utilizar o fio de sisal para deixar um acabamento ainda mais bonito.
Foto: blogdodesign

Para quem domina a arte de pintar, tem diversos tipos de pintura, como a indiana, arabescos, pintura orgânica…

Outra opção para incrementar a pintura é adicionar o glitter. Tinta e glitter formam uma ótima dupla!

Foto: decorfacil

Pote de vidro decorado com tecido

Juta e renda são ótimas opções, inclusive quando usadas juntas. Com pedaços de retalhos de tecido você pode fazer um lindo pote de vidro para guardar doces e organizar alguns ingredientes da cozinha.

Você pode optar também por fazer apenas desenhos de tecido e colá-los ao pote.

Foto: decorfacil

Há também a opção de forrar internamente o vidro ao invés de colar o retalho por fora.

Outra opção é o tule. Ele entra como uma opção para deixar o seu vidro decorado bem delicado. Basta envolver o pote de vidro com o tule e amarrar com uma fita de cetim. Pode-se colar pedrarias no tule, deixando até mais chique. Essa é uma opção muito legal para enfeite de mesa para festas de 15 anos ou até para casamentos.

 Vidro decorado com decoupage
Essa é uma técnica fácil de fazer e permite um visual incrível. Basta escolher um papel ou um motivo e colar com cola branca. Após a colagem, passe uma camada de verniz spray para um acabamento perfeito.
Foto: decorfacil

Neste exemplo, foi aliado a pintura a decoupage utilizando uma revista ou livro velho. O resultado é incrível!

Além de decoupage com papéis há a opção de guardanapos que podem ser encontrados em lojas para artesanato e tem uma infinidade de desenhos e motivos. Uma dica importante: não esqueça de remover as duas películas brancas do guardanapo antes de colar no vidro.
Foto: casaeconstrucao

Miçangas, pérolas e pedraria
Esses acessórios dão um ar mais delicado aos seus vidros decorados. Há opção de utilizar apenas as pedrarias ou utilizar pintura e decoupage também. Como no exemplo abaixo foi utilizado a pintura (dourada), a decoupage com papéis e a aplicação de pedrarias por cima.
Foto: decorfacil

Potes decorados com EVA
O EVA, além de ser um material barato, é super fácil de trabalhar para criar formas e efeitos lindos. Outra excelente opção para decorar seus vidros. Esta opção é muito utilizada para festas infantis, como lembrancinhas. Normalmente são utilizados os vidros de papinha de bebê.
Foto: comofazerartesanatos

E aí, gostou destas ideias? Além de fazer para a sua casa, você pode criar modelos para presentear os amigos em datas especiais. Não há quem não goste de um pote de vidro decorado e cheio de bombons ou biscoitos, não é? Estas e outras dicas de “faça você mesmo”, você encontra na Revista Artesanato.

Fonte:  Revista Artesanato.

 

Deixe uma resposta